A chegada do Ioniq 5, do Palisade e de um terceiro modelo que ainda será anunciado foi confirmada pela Hyundai. Com a atualização da parceria com o Grupo Caoa e a rede unificada de 250 concessionárias, toda a operação da marca no país, da importação à distribuição de veículos, será da sul-coreana.
O crossover 100% elétrico Ioniq 5 e o utilitário esportivo Palisade, na versão de oito lugares, chegarão da Coreia do Sul. No país, além da produção de carros pela Hyundai, a Caoa também montará veículos para a marca sul-coreana na planta de Anápolis (GO).
Os utilitários esportivos Kona e Santa Fé com propulsão a combustão, híbrida ou elétrica estão entre as opções para o terceiro modelo que será anunciado nos próximos meses. Também estão em análise veículos como os sedã Elantra, Sonata e Azera e o utilitário esportivo Tucson, todos conhecidos dos brasileiros.
O evento de anúncio dos novos veículos foi comandado pelo presidente da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul, Airton Cousseau. O momento começou com homenagem ao empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade. Um vídeo contou a trajetória do “Doutor Caoa”, que trouxe a marca Hyundai para o Brasil em 1999, como importadora oficial, e a consolidação da marca.
Cousseau destacou que a atualização da parceria da Hyundai com a Caoa agilizará as operações, a eletrificação do portfólio, o estudo e a implementação de soluções de mobilidade inteligente da marca no Brasil. Com o novo acordo, as capacidades de produção das duas fábricas serão utilizadas para melhor atender a demanda dos mercados nacional e internacional.
A produção de veículos será em Piracicaba (SP) pela Hyundai, com a família HB20 e o utilitário esportivo Creta. Em Anápolis (GO), a Caoa retomará a produção de uma versão nacional atualizada do utilitário esportivo Tucson e o caminhão HR, também atualizado.
— Teremos para o Brasil, já este ano, uma oferta de produtos que vai do HB20 ao Palisade, incluindo opções eletrificadas como o Ioniq 5. Também voltaremos a atuar fortemente nos veículos comerciais com um modelo que foi um grande campeão de vendas em sua categoria, o HR. E o consumidor encontrará todos os modelos nas 250 lojas de nossa rede unificada — acrescenta Cousseau.
A versão atualizada do Tucson nacional chegará neste segundo trimestre. Em configuração única, trará novos componentes de conforto e conveniência. O caminhão HR também terá o início das vendas no segundo trimestre. O Ioniq 5 e o Palisade terão pré-venda prevista para o começo do segundo semestre. Preços serão informados mais adiante. A Caoa ampliará a gama de veículos produzidos para a Hyundai e terá dois novos modelos anunciados em 2025.
Parceria atualizada
Com a atualização da parceria, a Caoa terá participação monetária em todas as importações feitas pela Hyundai. Também será remunerada pela disponibilização da sua capacidade de produção em Anápolis e por cada unidade produzida.
Os veículos produzidos em Piracicaba (SP) continuam faturados pela Hyundai, o que também ocorrerá com os importados. Os montados pela Caoa em Anápolis (GO) serão faturados pela empresa. As peças de reposição terão os pedidos e faturamento pela Hyundai. A Caoa, com 46 lojas, continuará a ter a maior participação no volume de veículos da marca comercializados no país.
O diretor de planejamento de produto da Hyundai para América Central e do Sul, Rodolfo Stopa, apresentou como deverá ficar a nova linha de veículos da marca e no país. Afirmou que 2024 será um ano de transição para a filial brasileira da Hyundai.
Versatilidade elétrica
O Ioniq 5 resgata a ousadia do Hyundai Pony, o primeiro carro produzido pela empresa. Disponível com uma gama de configurações elétricas de potência, com a bateria 72,6 kWh, e dois layouts de motores elétricos: apenas traseiro ou dianteiro e traseiro.
A configuração de dois motores tem potência combinada de 305 cv e força (torque) de 61,7 kgfm. As variações proporcionam autonomia de até 480 quilômetros. Acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e chega à velocidade máxima de 185 km/h.
A plataforma do Ioniq 5 suporta infraestruturas de carregamento de 400 e 800 volts e pode carregar de 10% a 80% em apenas 18 minutos. Ou cinco minutos para obter 100 quilômetros de autonomia.
O interior com acabamento premium conta com tela dupla configurável que integra o quadro digital de instrumentos de 12,25 polegadas com multimídia com tela também de 12,25 polegadas. Além do Hyundai SmartSense, conta com avançados recursos de apoio à condução e segurança.
Cinco e sete lugares
O utilitário esportivo Santa Fé esbanja espaço, conforto e desempenho. Com 4,83 metros de comprimento e distância entre eixos de 2,81 metros, conta com opção de sete lugares, porta-malas de 725 litros e ampla porta traseira.
O visual forte valoriza as linhas retas com a assinatura em H e LED no grupo óptico. O interior destaca linhas horizontais e verticais. A tela panorâmica combina o quadro digital de instrumentos e o multimídia, cada um de 12,3 polegadas. A recarga do celular é por indução.
O motor 2.5 aspirado a gasolina e injeção direta gera 194 cv. Já o motor 2.5 turbo a gasolina libera 281 cv e força (torque) de 43,0 kfgm. O motor 1.6 turbo híbrido a gasolina (Gamma III 1.6T GDI HEV – 6AT) tem potência combinada de 235 cv e força de 37,0 kfgm de torque máximo. A Hyundai revelou apenas que estuda a melhor opção para o Brasil entre as diversas configurações.
Híbrido e elétrico
Visual ousado, linhas limpas e aerodinâmicas, o novo Kona HEV tem 4,350 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,660 metros. O porta-malas leva de 466 litros até 723 com os bancos traseiros rebatidos.
A versão híbrida combina motor 1.6 de injeção direta GDi com elétrico que geram potência combinada de 141 cv e força (torque) de 27,5 kgfm. A opção elétrica terá duas configurações. Conjunto propulsor de 135 cv, de bateria de 48,6 kWh e autonomia de 370 quilômetros (ciclo WLTP), ou 204 cv, 64,8 kWh, 204 cv e autonomia de 505 quilômetros (WLTP).
O utilitário esportivo compacto conta com tela dupla que combina quadro digital de instrumentos e multimídia de 12,3 polegadas cada um. O Kona conta com avançados recursos eletrônicos de apoio à condução e a segurança como o Hyunday Smartsense.
Produção pela Caoa
Produzido na planta de Anápolis (GO), a atualização do Tucson incluiu aperfeiçoamentos visuais externos e internos. A grade hexagonal e o conjunto óptico com faróis full LED e luzes diurnas em LED marcam a frente. Os vincos, as rodas de liga leve de 18 polegadas e as barras no teto destacam as laterais. As lanternas traseiras também são em LED.
Com 4,480 metros de comprimento, a distância entre eixos é de 2,670 metros e o porta-malas leva 513 litros. O interior destaca o novo quadro de instrumentos Supervision TFT 4.2 e a central de entretenimento tem tela de nove polegadas sensível ao toque. Assentos, volante e manopla do câmbio são revestidos em couro e o teto solar é panorâmico.
Tem acesso por aproximação e partida por botão. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos e o ar-condicionado é de duas zonas. Multimídia é interativa com Android Auto e Apple CarPlay. O carregador do celular é por indução. Com seis airbags – frontais, laterais e de cortina –, o Tucson traz diversos recursos de apoio à condução.
O Tucson traz o motor 1.6 T-GDI com injeção direta de combustível e turbo compressor gera 177 cv e força (torque) de 27 kgfm combinado com a transmissão de dupla embreagem e sete velocidades.
Gigante de oito lugares
O utilitário esportivo Palisade é o carro-chefe da Hyundai no seu segmento. Com visual e interior renovados, traz recursos premium. A grade em cascata, luzes de LED verticais e as rodas de liga leve com 20 polegadas reforçam a robustez do modelo de oito lugares. Com 4,98 metros de comprimento, 1,97 metro de largura, 1,75 metro de altura, a distância entre eixos de 2,90 metros garante generoso espaço.
O quadro de instrumentos foi redesenhado e a chave digital permite acesso e comandos pelo iPhone, Apple Watch e Sansung Galaxy. A recarga do celular é por indução. Com o Remote Smart Parking Drive é possível manobrar o carro fora do veículo pelos botões presentes na chave. O Palisade conta com avançados sistemas de assistência à condução e à segurança.
O motor V6 3.8 V6 a gasolina aspirado gera 295 cv e força (torque) de 36 kgfm e atua com a transmissão automática de oito velocidades e tração integral.
Novo momento
As concessionárias Hyundai de Porto Alegre avaliam o novo momento da Hyundai com a atualização do acordo com a Caoa. Os investimentos anunciados e os novos modelos que chegarão nos próximos meses vão mexer com o mercado.
A unificação das concessionárias Hyundai e a diversificação do portfólio tornará o nosso mercado ainda mais competitivo, destaca o diretor da Carway Sul, Marco Oliveira. O executivo destaca que o hatch elétrico Ioniq 5, o utilitário esportivo (hatch elétrico) e o utilitário esportivo Palisade de sete lugares estarão disponíveis ainda este ano na Carway.
— Tenho certeza que serão muito bem recebidos pelo consumidor gaúcho — conclui Oliveira.
O diretor do Grupo CarHouse, Fladimir Rosa, lembra que a Hyundai passa por um novo momento, unificando o seu line-up e trazendo para o Brasil as novas gerações de produtos consagrados globalmente. Ressalta que, entre as novidades, estão modelos que acompanham as tendências do mercado – especialmente de eletrificação –, oferecendo alta tecnologia, segurança e a confiança de uma marca estabelecida no Brasil.
— No Grupo CarHouse, estamos preparados para esta ampliação da linha de produtos e para oferecer para os clientes a melhor experiência de compra e posse de um Hyundai — afirmou.
* O editor viajou a São Paulo a convite da Hyundai.