O Kardian consolida a evolução da Renault no conforto, segurança e tecnologia. O utilitário esportivo compacto surpreende pela inovação, comportamento e qualidade do conjunto. Primeiro modelo montado sobre a plataforma modular global com a nova identidade visual da marca, o conjunto propulsor e os avançados recursos de apoio à condução, o Kardian chega para consolidar o novo momento da francesa no pais. Com três versões, o Renault Kardian tem preços a partir de R$ 112.790, na opção de entrada Evolution 1.0 Turbo, de R$ 122.990, na intermediária Techno Turbo e de R$ 132.790, na topo de linha Première Edition Turbo.
Primeiro veículo do Renault International Game Plan 2027, que inclui outros novos sete modelos nos próximos três anos, o Kardian acirrará a disputa do concorrido segmento dos utilitários esportivos compactos no país com o Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus.
Produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR),referência em tecnologia da indústria 4.0, Kardian traz componentes de modelos de segmento superior. São recursos como o freio de estacionamento eletrônico, a alavanca de marchas tipo “e-shifter”, o sistema Multi-Sense que permite customizar a condução e o ambiente interno em oito cores diferentes. Também até 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).
O visual destaca a frente com a nova identidade de marca, o logo “Nouvel R”. A grade exibe desenhos em formato de diamante e acabamento preto brilhante na versão Première Edition. O conjunto óptico traz faróis full LED, assinatura luminosa e luzes diurnas (DRL) em LED.
As laterais combinam linhas fluidas levemente arredondadas e caixas de rodas com cobertura plástica. As barras longitudinais do teto podem ser transformadas em transversais para fixação de suporte para bagageiro, bicicleta ou prancha de surf, entre outros.
Nas versões mais caras, as rodas são de liga leve diamantadas, aro de 17 polegadas em alumínio preto e brilhante. Na traseira, o teto recurvado, o vidro inclinado e as lanternas em C completam o conjunto.
Interior e propulsão
Com 4,12 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,54 m de altura, a distância entre eixos é de 2,60 m, o que garante bom espaço interno. Os ângulos de ataque e saída são de 20° e 36°. O volume do porta-malas é de 358 litros (VDA). Todas as versões contam com seis airbagas: frontais, laterais e de cortina.
O interior valoriza o acabamento e o console mais alto com apoio de braço e até quatro entradas USB das quais (duas na frente e duas atrás na versão Techno). O freio de estacionamento eletrônico também é disponível a partir da versão Techno. A recarga do celular é por indução na Première Edition.
O quadro digital de instrumentos é de sete polegadas com três opções de visualização: as informações dos sistemas de assistência ao condutor (ADAS), conta-giros e a velocidade. A central multimídia com tela flutuante de oito polegadas é interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio.
A tela permite também as regulagens do sistema Multi-Sense, do ambiente interno e dos modos de condução: Eco, Sport e My Sense (personalizável) na topo de linha Première Edition. Ainda a escolha de oito opções de cores para o fundo da tela do painel de instrumentos, que se harmoniza com iluminação em LED dos painéis das portas dianteiras. As versões Techno e Première Edition do Kardian contam com o sistema de áudio de seis alto falantes.
O Kardian conta com 13 dispositivos avançados de assistência à condução na configuração topo de linha. São os controle eletrônico de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, alertas de colisão frontal, de distância segura e de ponto cego, câmeras multiview e de estacionamento traseiro, sensores crepuscular e de estacionamento dianteiro e traseiro, limitador de velocidade, assistente de partida em rampa.
.O conjunto propulsor conta com o motor de três cilindros 1.0 turbo e injeção direta de 120 cv e força (torque) de 20,4 kgfm com gasolina e 125 cv e 22,4 kgfm com e etanol. O câmbio automatizado de dupla embreagem banhada a óleo é de seis velocidades e a tração dianteira. O conjunto conta ainda com o sistema Start & stop.
Pelos dados do Inmetro, o consumo de combustível do Kardian é de 13,1 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina e de 9 km/l e 9,7 km/k com etanol nos mesmos percursos.
Versões e preços
Renault Kadrian 2024
Evolution turbo TCe câmbio EDC – R$ 112.790
Volante com ajustes de altura e profundidade, quadro digital de instrumentos de sete polegadas, multimídia com tela de oito polegadas interativa com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado digital, retrovisores externos com ajuste elétrico, seis airbags (frontal, lateral e de cortina), controles eletrônicos de estabilidade, tração, velocidade e limitador de velocidade, assistente de partida, Start & Stop, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, faróis e assinatura luminosa em LED, barras de teto funcionais e modulares em preto, roda de 16 polegadas, aerofólio traseiro, entre outros,
Techno turbo TCe câmbio EDC – R$ 122.990
Mais acesso por aproximação, partida por botão, volante e painéis e volante com acabamento em revestimento premium, console elevado com apoio de braço, saídas USB-C para o banco traseiro, seis alto-falantes, frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, freio de estacionamento eletrônico, rodas de liga leve 17” diamantadas bíton, entre outros.
Opcional
Teto bíton em preto Nacré
Première Edition turbo TCe câmbio EDC – R$ 132.790
Acrescenta luz ambiente personalizável, recarga do celular por indução, controle eletrônico de velocidade adaptativo, câmera Multiview, alertas de ponto cego e de distância segura, sensores crepuscular e de estacionamento frontal, multi-sense com modos de condução Eco, Sport e My Sense (personalizável), faróis de neblina em LED, rodas de liga leve 17” diamantada e escurecidas, antena tipo tubarão, teto bíton preto Nacré, badge lateral “Premiere Edition” e skis prata acetinada.
Caminhos da Serra
O comportamento do Kardian na Serra gaúcha surpreendeu. Os ajustes da direção elétrica progressiva em altura e profundidade e do banco em altura e distância facilitaram a posição de conduzir com perfeito domónio do utilitário esportivo. Foram 80 quilômetros pelas regiões de Gramado e Canela em trechos urbanos e de estrada com a versão topo de linha.
Nas ruas das duas cidades ou nos pontos turísticos como a Igreja de Canela, o SkyGlass, o Bondinho ou as Olivas de Gramado, o Kardian chamou a atenção. Muitos turistas pediram para tirar fotos, ver o interior e fizeram perguntas sobre o carro, principalmente o preço ou se era era elétrico pelo baixo nível de ruído.
O Kardian rodou tranquilo com ótima diribilidade. Sobrou conforto, potência e força. No anda e para das ruas de Gramado, a temperatura elevada passou desapercebida com o ótimo ar-condicionado automático digital.
As boas ruas e estradas da Serra, o que nem sempre é comum nas nossas cidades, facilitaram o funcionamento da suspensão bem calibrada. Apesar da altura mais elevada, a estabilidade foi perfeita nas rodovias mesmo em curvas acentuadas e velocidades mais elevadas.
O conjunto propulsor respondeu sempre como o esperado à pressão no acelerador com potência e força. Os recursos eletrônicos de apoio à condução auxiliaram quando preciso preciso.
O editor viajou a convite da Renault.