A Titano, com preço competitivo, amplia concorrência no segmento das picapes médias no país. São três versões com motor turbo diesel, câmbio manual ou automático e tração 4x2 e 4x4 com reduzida. O novo modelo completa a linha de picapes da marca italiana, líder das picapes compactas e intermediárias. A Fiat Titano tem preços sugeridos a partir de R$ 219.990 na versão de entrada Endurance e de R$ 259.990 na topo de linha Ranch.
A Fiat aposta na sua liderança no segmento de picapes para estimular a participação da Titano. Com a venda de mais de 170 mil unidades da Strada e da Toro em 2023, a montadora de Betim (MG) ficou com 42,6% do mercado. O novo modelo chega na categoria das picapes médias, que representa quase 30% de todo o segmento. Com a Titano, a Fiat cobrirá 97% das picapes.
Projeto desenvolvido pela Peugeot com a chinesa Changan que originou a Landtrek antes da criação da Stellantis, a engenharia da Fiat tropicalizou a Titano para atender às características das D-Picapes no mercado brasileiro. A Titano recebeu novas suspensões, coxins de cabine, rodas, bancos, calibrações específicas com maior distância do solo e aderência.
Montada pela Nordex, em Montevidéu, no Uruguai, a arquitetura da nova picape média Fiat conta com chassi em duplo-U, suspensão traseira com eixo rígido e feixe de molas na traseira e freios a disco na frente e tambor atrás como as principais concorrentes. A direção é hidráulica.
— A nova Fiat Titano será nossa picape topo de linha e estamos apostando em sua robustez, interior funcional e sofisticado, ótima performance off-road e tecnologia que salta aos olhos — afirma o vice-presidente da Fiat para a América do Sul, Alexandre Aquino.
O design da Titano valoriza o visual robusto com a cabine dupla e as linhas fortes. São 5,330 metros de comprimento, 2,221 metros de largura (com espelhos), 1,898 metro de altura (com barras longitudinais) e entre eixos é de 3,180 metros. A distância do solo é 23,5 centímetros, 29° de ângulo de entrada e 27° de ângulo de saída.
Equipada com santantônio, protetor e capota marítima, a caçamba possui 1,630 metro de comprimento, 1,925 metro de largura e 50 milímetros de altura. O volume de carga é 1,314 litro (NET) sem protetor de caçamba ou 1.211 litro com o protetor. A capacidade de carga é de 1,020 quilo e a de reboque de 3,500 quilos.
A nova grade da Titano antecipa a nova linguagem de design da marca e interpretação da Fiat Flag. A assinatura do grupo óptico com luzes diurnas (DRL) em LED e o skidplate completam o visual frontal. As rodas de liga leve são de 18 polegadas.
Interior e propulsão
O interior revestido em tecido, couro cromado e plástico varia acompanhando a versão. As configurações Volcano e Ranch têm acesso por aproximação e partida por botão, volante multifuncional e quadro de instrumentos analógico digital que conta com tela colorida 4,2 polegadas. A central multimídia com tela de 10 polegadas é interativa com Android Auto e Apple CarPlay por cabo e traz navegação integrada.
Os bancos são em couro, sendo os dianteiros com ajuste elétrico. Os traseiros modulares podem ser rebatidos, o que permite levar até cem quilos atrás da segunda fileira de bancos. Os diversos porta-objetos levam até 27 litros. O ar-condicionado digital é de duas zonas. A visão 360° off-road conta com quatro câmeras e mostra o entorno do veículo.
Branco ambiente sólido, vermelho Tramonto, preto Carbon e prata Billet metálicas são as cores disponíveis.
A Titano conta com seis airbags, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, controles eletrônicos de estabilidade e tração, alerta de saída de faixa, assistentes de partida em rampa e em descidas e detector de pressão dos pneus, entre outros.
A nova picape compartilha o motor 2.2 turbo diesel com o Fiat Ducato, o Citroën Jumper e o Peugeot Boxer que foi recalibrado. O propulsor de 180 cv e força (torque) de 40,8 kgfm atua com câmbio automático de seis velocidades e tração 4x4. Na versão com transmissão manual de seis marchas, o torque é de 37,7 kgfm. O sistema conta com três modos de tração: 2H (rodas traseiras), 4H (quatro rodas) e 4H com reduzida.
Pelos dados da Fiat, a Titano Endurance (manual) acelera de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos, e as Volcano e Ranch (automáticas), em 12,4 segundos. A velocidade máxima das três versões é de 175 km/h.
O consumo de combustível pelos dados do Proconve na versão manual é de 9,6 km/l, e nas automáticas, de 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada.
Versões e preços
Fiat Titano 2025
- Endurance - R$ 219.990
Câmbio manual de seis marchas, assistentes de partida e descida em rampa, controle de tração, assoalho em vinil, bancos traseiros modulares e rebatíveis, porta-luvas refrigerado e apoios de braço dianteiro e traseiro e rodas de aço pretas de 17 polegadas.
- Volcano - R$ 239.990
Acrescenta câmbio automático, volante multifuncional, quadro digital de instrumentos colorido de 4,2 polegadas, central multimídia de 10 polegadas, câmera 180° off-road, bancos em couro, assoalho em carpete, sensor traseiro, faróis de neblina e rodas de liga leve de 17 polegadas diamantada, protetor de caçamba, capota marítima, maçanetas exteriores e retrovisores na cor da carroceria e para-choque traseiro cromado.
- Ranch - R$ 259.990
Mais acesso por aproximação, ar-condicionado automático digital de duas zonas, câmera 360° off -road, controle de pneus, sensores de chuva e dianteiro, aviso de saída de faixa, faróis, lanternas e DRL em LED, rodas de liga-leve de 18 polegadas, estribos laterais, capota marítima e santantônio cromado com barras de proteção dos vidros.
Mopar
Para customização, a Tiatno conta com mais de 40 acessórios Mopar, como alargador de para-lama, barra transversal de teto, molduras e adesivos, capota elétrica, estribo elétrico, carregador por indução com entrada USB-C, engate de reboque para 3,5 toneladas, estribos laterais, santantônio e extensor de caçamba 3 em 1, entre outros.
Versões e preços
Fiat Titano 2025
- Endurance – R$ 219.990,00
- Volcano – R$ 239.990,00
- Ranch – R$ 259.990,00
Fonte: Fiat
Asfalto e terra
A Titano Ranch encarou bem o asfalto, regular a terra batida e sentiu o trecho precário rodado em trilhas improvisadas fora de estrada. Foram cerca de 70 quilômetros pelo ótimo pavimento das rodoviais estaduais da região da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.
A picape rodou tranquila com comportamento compatível com as características do conjunto propulsor. Com a caçamba vazia, a vibração da suspensão não chegou a prejudicar o conforto, mesmo em velocidades mais elevadas. Situação normal para picapes preparadas para rodar com carga na caçamba.
Na estrada de terra, o comportamento mudou e, nas trilhas de terra batida com buracos e desníveis constantes, a suspensão robusta suportou os impactos, mas transmitiu para o interior e a carroceria as oscilações do piso. A picape pulou a cada impacto, o que provocou desconforto. No trecho pesado foi usada a tração 4x4 e dificilmente seria percorrido por um carro de passeio.
A Titano provou sua resistência ao enfrentar os trechos fora de estrada no interior do Mato Grosso, mas com o custo do desconforto interno. Ficou a expectativa de uma avaliação mais completa nas ruas e estradas.
*O editor viajou a convite da Fiat