O Grand Cherokee voltou. Atualizado, maior e avançados recursos de apoio à condução, o utilitário esportivo premium Jeep chega ao Brasil na versão 4ex plug-in com um motor a gasolina e dois elétricos com potencia combinada de 380 cv. As primeiras 150 unidades do Jeep Grand Cherokee 4xe tem preço de R$ 569.990.
O visual do Grand Cherokee traz a tradicional identidade Jeep. A grade de sete fendas separa o conjunto óptico com faróis e luzes diurnas (DRL) full LED. Os faróis auxiliares de neblina, também full LED, são integrados ao para-choque. As linhas fluidas laterais são marcadas pelas rodas de 20 polegadas e pneus 265/50 R20. As lanternas traseiras full LED invadem as laterais.
Fabricado no Mack Plant, em Detroit (EUA), na quinta geração, atualizado e robusto, o Grand Cherokee cresceu. São 4,914 metros de comprimento, 2,149 m de largura, 1,799 m de altura e distância entre eixos de 2,94. O porta-malas leva 580 litros e o tanque de combustível 72 litros. A capacidade de carga é de 609 quilos e a de reboque máximo de 2.332 quilos.
Interior premium
O interior valoriza o revestimento premium com materiais macios ao toque no painel, console e laterais das portas. Acesso por aproximação e partida por botão, os vidros são acústicos e o volante multifuncional com aletas para a troca sequencial de marchas tem revestimento em couro e aquecimento.
O quadro digital de instrumentos conta com tela de 10,25 polegadas. Os bancos do condutor e acompanhante têm ajustes elétricos, aquecimento e ventilação.
O ar-condicionado digital é de duas zonas e o freio de estacionamento eletrônico. Os retrovisores externos têm acionamento elétrico e memória. O sistema de som premium Alpine tem amplificador de 506 Watts e cancelamento ativo de ruído. O teto solar panorâmico conta com acionamento elétrico.
O UconnectTM 5 do Grand Cherokee avança na conectividade. A multimidia com tela de 10.1 polegadas sensível ao toque e navegação integrada, traz uma terceira tela exclusiva para o acompanhante com configurações de mídia e navegação. O head-up display colorido de 10 polegadas atua integrado ao Uconnect.
O multimídia é interativo com Android Auto, Apple Carplay e aplicativos sem fio. A recarga dos celulares por indução. O 4xe tem quatro entradas USB e quatro USBC, sendo duas na segunda fileira de bancos. O retrovisor interno digital pode ser ativado pelo condutor para manobras.
Propulsão híbrida
O conjunto propulsor do Grand Cherokee híbrido plug-in combina o motor de quatro cilindros 2.0 turbo a combustão com dois motores elétricos, câmbio automático de oito velocidades e tração 4x4. O motor a gasolina gera 272 cv e força (torque) de 40,5 kgfm. A potência combinada é de 380 cv e 64,95 kgfm.
Com o novo Grand Cherokee 4xe, avançamos em nossa trajetória de eletrificação no país, reforçando o compromisso da marca em oferecer performance aliada a eficiência e respeito ao meio ambiente, ao mesmo tempo que fortalecemos a reconhecida e incontestável capacidade off-road.
ALEXANDRE AQUINO
Vice-presidente da Jeep para a América do Sul
O selector de terrenos do Jeep conta com os modos auto, sand/mud, snow, rock e sport. O recurso otimiza o conjunto propulsor, a direção, a força 4x4 e os controles de tração e estabilidade e o sistema de freios ao tipo de piso.
A bateria de íons de lítio conta com refrigera, possui 400 Volts de tensão e capacidade de 17,3 kWh. A autonomia é de 29 quilômetros 100% elétrica pelo ciclo do Inmetro.
Além da recarga generativa de energia nas frenagens e redução de velocidade, a recarga total leva duas horas e meia em tomada de 220 v com carregador Jeep . O sistema híbrido conta com três modos de condução: Hybrid -combina os motores a gasolina e elétrico. Electric - o motor térmico só é ativado quando o motorista solicita potência máxima, e ao utilizar toda a carga da bateria. e-Save - mantém o nível de carga da bateria e recarrega a bateria.
O utilitário esportivo híbrido, segundo a Jeep, acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e atinge a velocidade maxima de 206 km/h. Pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in obteve a classificação “A”, com consumo de 19,3 km/l equivalente*, tanto em uso urbano quanto em rodovia.
O controle eletrônico de velocidade adaptativo com Stop&Go, frenagem autônoma de emergência (pedestres, ciclistas e veículos), monitoramento de mudança de faixa e centralização de faixa, monitoramento de pontos cegos, assistência de colisão em interseções, câmeras com visão 360 graus e off-road, farol alto com comutação automática, sensores de estacionamento frontal e traseiro e controles de descida, de subida e pressão dos pneus com alerta estão entre os recursos de conforto e de apoio à condução e à segurança.
Bright White, diamond Black, baltic Grey Metallic e silver Zynith são as cores disponíveis do Grand Cherokee.
O Jeep híbrido tem três anos de garantia total sem limite de quilometragem, e cinco anos de garantia ou 100 mil quilômetros para a bateria.
Estribos laterais, engate para reboque traseiro, barras transversais de teto, protetor de soleira, entre outros itens, estão entre os acessórios Mopar disponíveis para o Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in.
O editor viajou a convite da Jeep