O e-2008 GT, o utilitário esportivo urbano 100% elétrico, alia o charme francês, ao conforto, a sofisticação e a segurança. Com avançada tecnologia e propulsor de 136 cv, a autonomia chega até 345 quilômetros pelo ciclo europeu WLTP. Rodamos cerca de 400 quilômetros com o Peugeot e-2008 GT que tem preço sugerido de R$ 209.990.
Bonito, linhas fluidas e interior sofisticado, o utilitário esportivo elétrico cresceu em relação ao 2008 a combustão. Montado sobre a plataforma e-CMP, ficou mais robusto, espaçoso e confortável.
Com 4,30 metros de comprimento, 1,98 m de largura e 1,55 m de altura, a distância entre eixos é de 2,60 m. O porta-malas leva 435 litros, além do cabo para recarga da bateria e o kit de reparo dos pneus.
A assinatura da marca do leão identifica o visual robusto do e-2008. Os faróis full LED e as luzes diurnas (DRL) na forma dos dentes de sabre combinam com a grade que tem detalhes na cor da carroceria.
As laterais são marcadas por vincos e ressaltam o porte do utilitário esportivo. A área envidraçada, as rodas em dois tons diamantadas de 18 polegadas e os pneus 215/55 R18 completam o conjunto.
As lanternas traseiras em LED remetem às garras do leão e são ligadas por uma faixa horizontal em preto brilhante ao longo do porta-malas. A letra “e”, destacada em azul, acompanha o logotipo 2008.
Interior e conjunto propulsor
O volante esportivo. o quadro de instrumentos em 3D e a multimídia com tela de 10 polegadas sensível ao toque e comando por voz, interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos por fio, valorizam o interior.
O acabamento remete ao 208 elétrico com materiais macios, emborrachados e couro com costuras aparentes no painel e laterais das portas. Os bancos esportivos têm apoios laterais, o ar-condicionado é digital automático e a iluminação ambiente em LED com oito opções. A recarga do celular é por indução.
O conjunto propulsor combina o motor elétrico de 136 cv e força (torque) de 26,5 kgfm com marcha única, tração dianteira e bateria de 50 kWh. O e-2008 conta com três modos de condução: Sport, que prioriza o desempenho, Normal, para o uso diário, e o Eco, que otimiza a autonomia.
A recarga de 80% da bateria do e-2008 leva 30 minutos em rede ultrarrápida de 100 kW. Nos eletro postos de 50 kW aumenta para 53 minutos e nos de 7,4 kw e 22 kw, seis horas. Nas tomadas domésticas o tempo é de 24 horas.
Ruas, estradas e autonomia
O e-2008 chamou a atenção em todo o lugar por onde passou. O visual forte, a cor azul perolizada e a assinatura em LED, principalmente à noite, mereceram comentários, em especial no estacionamento de shopping, na recarga da bateria.
O Peugeot elétrico foi ágil na cidade e rodou bem na estrada. O conjunto propulsor acompanhou o fluxo do trânsito, a direção macia facilitou a condução e a suspensão enfrentou tranquila as irregularidades do pavimento, comum nas nossas ruas e rodovias.
Na cidade, os 136 cv e os 26,5 kgfm do conjunto propulsor atenderam às necessidades do utilitário esportivo apesar dos seus quase 1.700 quilos. A força garantiu arrancadas rápidas e, principalmente, retomadas de velocidade adequadas e ultrapassagens seguras.
Nas ruas, como em todo o carro elétrico que testamos, o acompanhamento da autonomia e carga da bateria teve atenção permanente. Conduzimos a maior parte do tempo nos modos Normal e Eco para melhor aproveitamento da bateria. Também usamos o sistema conhecido como e-pedal que atua como freio motor e faz a regeneração da energia para a bateria.
Na estrada, o modo Sport melhorou o comportamento, garantiu acelerações mais fortes e aumentou o consumo de energia. Se no modo Eco combinado com o e-pedal (B-Mode), o nível da bateria desceu lento, no Sport caiu rápido acompanhando a velocidade.
O posicionamento da bateria sob o assoalho e o baixo centro de gravidade, apesar da altura do e-2008, garantiram boa estabilidade mesmo em trechos sinuosos. A carroceria oscilou pouco e os recursos eletrônicos garantiram a segurança em velocidades mais elevadas.
Recursos eletrônicos de assistência à condução aumentam o conforto e a segurança. As manobras de entrar em vagas apertadas foram facilitadas pelas imagens da câmera de ré e pelos os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Além do reconhecimento de placas de velocidade e o alerta de atenção e fadiga, o controle eletrônico de velocidade adaptativo, a frenagem automática de emergência, o alerta de correção e permanência em faixa, entre outros, entraram em ação sempre que preciso.
O e-2008 GT acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e tem a velocidade máxima limitada em 150 km/h eletronicamente conforme os dados a Peugeot.
Conclusão
Bonito, robusto e com o tradicional charme francês, o e-2008 GT agrada pelo visual, conforto, segurança e comportamento. Bem equipado e espaço adequado para quatro adultos e bagagem, o utilitário esportivo elétrico urbano encara tranquilo a estrada.
O conjunto propulsor garante o desempenho adequado às suas características com destaque para a força do motor (torque) disponível em qualquer rotação. A autonomia de até 234 km (Inmetro) a 345 km (ciclo WLTP) dá tranquilidade para rodar na cidade e na estrada. Principalmente em curtas distâncias e a observação da possibilidade de recarga da bateria.
Como sempre, na decisão de compra, é importante considerar a necessidade de uso do veículo ao avaliar o preço, ainda elevado dos carros elétricos, a relação custo-benefício, observar as necessidades de uso e os concorrentes do seu segmento.