O Megane E-Tech, sofisticado, bonito e avançado, chega com motor 100% elétrico de 220 cv e autonomia de até 495 quilômetros. O crossover, que marca o novo posicionamento da Renault no mundo, ao fim do seu ciclo de vida poderá ser 95% reciclado. Em versão única, o Megane E-Tech tem preço de R$ 279.900.
A apresentação do Megane integrou a programação do Renault E-Tech 100% electric days. A segunda edição do evento discutiu a eletrificação, as soluções de mobilidade e a ESG com a participação de ONGs, empresas, associações, institutos, especialistas do setor privado e do poder público. Durante dois dias, os participantes acompanharam os painéis no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, e de forma on-line.
Produzido na França, em Douai, no ElectriCity, novo pólo industrial de referência para veículos elétricos na Europa, o Megane E-Tech é montado sobre a plataforma CMF-EV que tem a bateria sob o assoalho e integrada à plataforma. Com apenas 11 centímetros de altura, a solução permitiu melhor aproveitamento do espaço, aumentou a resistência à torção e reduziu o centro de gravidade.
Visual avançado
O crossover 100% elétrico traz a nova identidade visual da Renault. Primeiro veículo da fase Renovation no Brasil, integra a segunda etapa do plano estratégico mundial Renaulution. Com o Megane E-Tech, a francesa avança no seu plano de eletrificação no país.
O visual ousado combina as características de hatch, cupê e utilitário esportivo como o volume do porta-malas ou a linha de cintura alta, o teto descendente, as bitolas alargadas e as maçanetas das portas integradas.
As linhas avançadas e levemente arredondadas valorizam o visual. O conjunto óptico conta com faróis full LED, luzes diurnas e a nova assinatura em LED. No centro, o destaque fica com o novo logotipo da marca. O capô, o para-choque e os para-lamas são marcados por recortes. As rodas de 18 polegadas são diamantadas e as lanternas traseiras em duas faixas têm efeito 3D difuso.
Com metros 4,20 metros de comprimento, 1,78 metro de largura e 1,50 m de altura, a distância entre entre eixos de 2,68 m privilegia o espaço interno. O porta-malas leva 440 litros.
Interior premium
Acesso por aproximação, o sofisticado interior combina materiais reciclados e premium como nos bancos. O painel é revestido de material têxtil enquanto sua parte superior, as laterais e moldura superior das portas são em Alcântara. A alavanca de marchas atrás da direção e o botão de controle do sistema Multi-sense no volante liberaram espaço entre os bancos dianteiros, o que permitiu a instalação um porta-objetos aberto.
O futurista quadro digital de instrumentos de 12,3 polegadas e o multimidia OpenR de tela de nove polegadas sensível ao toque e comando por voz são integrados. O conjunto tem revestimento antirreflexo. O O sistema foi desenvolvido com o Google a partir do Android Auto sendo interativo também com Apple CarPlay sem fio.
Sob a tela do multimídia ficam as teclas tipo piano de diversos controles e o espaço para recarga do celular por indução. O Megane traz duas portas USB C e tomada de 12V na frente e outras duas USB C para os passageiros do banco traseiro. A iluminação interna em LED, que muda automaticamente a cada 30 minutos, pode ser personalizada, entre 48 diferentes cores.
Cinza Rafale, cinza Schiste e azul Nocturne sempre com pintura bíton e teto preto Étoilé são as cores disponíveis.
Propulsão elétrica
A plataforma CMF-EV e o Megane E-Tech 100% elétrico tem mais de 300 patentes que protegem inovações relacionadas ao sistema propulsor, gestão térmica, arquitetura e acústica. A tropicalização do Megane E-Tech destinado ao Brasil e a America Latina envolveu o aperfeiçoamento da suspensão e a adoção de uma nova direção com assistência elétrica.
Nós acreditamos que o E-Tech conecta inovação e tecnologia a um mundo mais sustentável e esta é a nossa visão de futuro na Renault do Brasil
RICARDO GONDO
Presidente da Renault do Brasil.
O conjunto propulsor do Megane E-Tech combina o motor de 220 cv, força (torque) de 30,6 kgfm e quatro níveis de frenagem regenerativa (seleção por aletas atrás do volante) com a bateria de 60 kWh. O motor pesa 145 quilos, incluindo a transmissão, e a bateria 395 quilos.A autonomia do crossover é de até 495 km no uso urbano, 463 km no rodoviário e 481 km no uso misto, segundo a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro.
Pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que reduz o percurso em 30% na autonomia de uso misto, fica em 337 km da norma SAE J1634.
A bateria de 60 kWh conta com 12 módulos de 24 células cada, em duas camadas, com garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros. Durante o período, no caso de deterioração em um nível inferior a 70% da capacidade nominal, a montadora fará a substituição sem custo.
A recarga da bateria pode ser feita em carregadores rápido de 130 kW e de 22 kW em sistema trifásico. Para carregar dos 15% até 80% da carga da bateria em DC 130 kW são necessários 36 minutos e, em um Wallbox de 22 kW, uma hora e cinquenta minutos. O cabo Modo 3 para recarga em terminais públicos ou privados é de série. Como acessório, o cabo flexicharger permite a recarga em casa em uma tomada tradicional.
O Megane E-Tech acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e chega a velocidade máxima de 160 km/h limitada eletronicamente segundo os dados divulgados pela Rena.
O crossover 100% elétrico traz recursos de apoio à condução, ao estacionamento e à segurança. São recursos como controle eletrônico de velocidade adaptativo com stop&go, alertas de saída de faixa e de pontos cegos e tráfego cruzado traseiro, os assistentes de manutenção de faixa e de manutenção de faixa de emergência e frenagem automática de emergência em marcha a ré incluindo pedestres, entre outros.
* O editor viajou a convite da Renault