O Virtus cresceu. Sofisticado e bem equipado, traz visual e interior atualizados. Com os aperfeiçoamentos na linha 2023, o sedã compacto avança também no conforto, comportamento e segurança. Rodamos 600 quilômetros pelas ruas e estradas gaúchas com o Volkswagen Virtus Comforline 200 TSI 2023 que tem preço sugerido a partir de R$ 127.990.
O sedã Volkswagen mudou. Ganhou personalidade, ficou mais bonito e seguro. A evolução com os aperfeiçoamentos deu ao compacto competividade em relação aos seus concorrentes e inclusive veículos de outros segmentos.
A grade mais fina, que separa o grupo óptico com moldura cromada e o novo logotipo da marca, remete ao irmão Nivus. Os faróis, também mais finos, as luzes diurnas (DRL) e assinatura são em LED. As entradas de ar e os faróis auxiliares de neblina verticais no para-choque completam a frente.
O comprimento do sedã passou para 4,561 metros e a altura para 1,476 m. A largura de 1,751 m e a distância entre eixos de 2.651 m foram mantidas. O generoso porta-malas de 521 litros permaneceu inalterado.
As rodas são de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/55. O conjunto é completado pela tampa do porta-malas, que também traz o novo logotipo da marca e o nome do modelo. As novas lanternas redesenhadas são bipartidas e escurecidas em LED.
Acesso por aproximação e partida por botão, o interior traz revestimento em couro sintético, plástico e detalhes cromados. Direção elétrica, o novo volante é multifuncional com aletas para a troca sequencial de marchas e o quadro digital de instrumentos de oito polegadas.
O multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas (opcional), sensível ao toque e comando por voz, é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. Mostra também as imagens da câmera de ré.O ar-condicionado automático digital tem saídas para o banco traseiro, com encosto rebatível bipartido, que também conta com entrada USB tipo C. A recarga do celular é por indução.
Com seis airbags e sistema Isofix, o Virtus Comfortline conta com recursos de auxilio à condução e à segurança. São controles eletrônicos de velocidade adaptativo, de estabilidade e tração, start-stop, frenagem automática de emergência e pós-frenagem, entre outros.
Bom nas ruas e estradas
O bom comportamento do Virtus Comfortline , próximo ao da mesma versão e do Highline anteriores que também dirigimos, estimula a condução, principalmente na estrada. O sedã compacto Volkswagen roda bem na cidade com respostas rápidas do motor e da direção elétrica em manobras no trânsito urbano.
O conjunto propulsor acompanha o anda e para das ruas e garante ultrapassagens seguras. O start-stop ajuda na redução do consumo de combustível. A direção com o auxilio da câmera de ré e sensores, facilita as manobras de estacionamento, em vagas apertadas, comuns nas ruas e em shoppings e supermercados.
A regulagem de altura e profundidade da coluna de direção em conjunto com os ajustes do banco garantem a posição ideal para a condução, principalmente na estrada por longos períodos. Os comandos, instrumentos e multimídia são bem posicionados e de fácil visualização.
O motor de três cilindros, 1.0 turbo e injeção direta de combustível atendem às necessidades do sedã compacto Volkswagen.
São de 116 cv (gasolina) a 128 cv (etanol) de potência e força (torque) de 20,4 kgfm (com ambos combustíveis), câmbio automático de seis velocidades e tração dianteira.
A resposta do conjunto propulsor acompanha a pressão no acelerador, mesmo em baixas rotações. Na estrada, a troca sequencial de marchas facilita rodar em trechos sinuosos, o que vale também para quem gosta de um desempenho mais forte. O reduzido nível de ruído interno acompanha o aumento da rotação do motor.
A suspensão bem ajustada facilita rodar em pavimento nem sempre regulares como lombadas, quebra-molas e buracos, como também aproveitar o comportamento do conjunto propulsor. Firme, sem comprometer o conforto, permite rodar dentro dos limites de velocidade em curvas acentuadas com reduzida rolagem da carroceria. Os freios a disco nas quatro rodas e os recursos eletrônicos auxiliam a condução.
O consumo de combustível pelo Inmetro é de 11,8 km/l, no trânsito urbano, 15 km/l, no rodoviário, com gasolina e, 8,2 km/l e 10,4 km/l, com etanol. Como no Rio Grande do Sul o uso do etanol é prejudicado pelo preço, rodamos somente com gasolina. Nossas média foram de 9,9 km/l a 12,3 km/l, na cidade e, em velocidade constante na estrada, de 14,6 km/l a 17,5 km/l, a 80 km/h, e de 13,9 km/l a 16,8 km/l, a 110 km/h.
Conforme a Volkswagen, o Virtus Comfortline acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos e a velocidade máxima é de 196 km/h.
Conclusão
O Virtus mudou. Ganhou personalidade, ficou maior, mais bonito e seguro. A versão Comfortline 2023, sofisticada e bem equipada, traz atualizações no visual, interior e conjunto propulsor. Com os aperfeiçoamentos. o sedã compacto avança também no conforto, comportamento e segurança.
A evolução deu ao Virtus competividade em relação aos concorrentes de seu e de outros segmentos.
Como sempre, na decisão de compra deve ser avaliada a relação custo-benefício em relação às suas demais versões e também dos principais concorrentes.