Os aperfeiçoamentos do GTS deram ao Virtus posição privilegiada em relação aos concorrentes, com ajustes na suspensão e direção. A valorização do visual externo e do interior completam o status garantido pelo motor 1.4 turbo 250 TSI de 150 cv combinado com o câmbio automático de seis velocidades. Rodamos 700 quilômetros em cidades e no litoral gaúcho com o Volkswagen Virtus GTS, que tem preço a partir de R$ 115.310.
O sedã compacto premium avançou em todos os sentidos em relação aos irmãos equipados com o motor menor. O modelo 2021 ganhou novas rodas de 18 polegadas exclusivas e pneus de perfil baixo 205/45 R18, que melhoram o comportamento sem comprometer o conforto, apesar dos riscos provocados pelas ruas e estradas brasileiras nem sempre em condições aceitáveis.
Rápido e silencioso
Rodamos com todas as versões do Virtus. O sedã compacto premium entregou o que prometeu e foi prazeroso dirigi-lo.
Na hora de conduzir, bastou um leve toque no acelerador para o Virtus mostrar sua agilidade, sempre pronto às solicitações do motorista.
O melhor foi que o GTS não foi bruto nem assustou o condutor nas diversas situações de rodagem. O Virtus GTS foi obediente, entregou potência e bom torque em uma ampla faixa de rotações. O desempenho foi ótimo, com respostas rápidas de acelerações e retomadas de velocidade que facilitaram ultrapassagens com segurança.
Conjunto propulsor
Na cidade e na estrada, a diferença do 1.4 TSI de 150 cv e força (torque) de 25,1 kgfm em relação ao 1.0 TSI de 116 cv (gasolina) a 128 cv (etanol) e 20,4 kgfm foi significativa. Nas rodovias, entusiasmou quem gosta de dirigir. São 34 cv e quase cinco kgfm a mais num carro que pesa em torno de 1,2 mil quilos.
O ajuste do câmbio automático de dupla embreagem e seis velocidades ao motor foi ótimo com trocas de marchas precisas, macias e silenciosas. Além da seleção automática de marchas, a sequencial por aletas atrás do volante ou pela palanca garantiu um toque mais esportivo na estrada exigindo atenção e cuidado do condutor para não ultrapassar os limites de velocidade.
Quando acionei o modo esportivo, entrou em ação o atuador sonoro, que amplificou o prazer ao dirigir e garantiu mais emoção.
PRISCILA NUNES
Jornalista
O GTS conta também com o seletor do modo de condução, que altera sua personalidade, mudando inclusive o som do motor. O motorista pode escolher entre os modos normal, ecológico, esportivo ou individual.
No modo Sport, a direção ficou mais pesada, acompanhando a velocidade. A carroceria inclinou pouco e o bloqueio eletrônico do diferencial manteve a trajetória em curvas mais acentuadas, o que deixou o GTS praticamente neutro.
Tecnologia e consumo
A recalibragem da suspensão do GTS com amortecedores, barra estabilizadora e o eixo de torção traseiro garantiram perfeita estabilidade nas velocidades mais elevadas. Em trechos sinuosos e velocidade elevada, os novos pneus 205/45 R18 ajudaram e os controles de estabilidade e tração raramente entraram em ação. O start/stop, controle eletrônico de velocidade, detector de fadiga e sistema de frenagem pós-colisão também são de série.
O consumo de combustível foi compatível com o desempenho do GTS. Na cidade, as médias foram de 10,3 km/l a 12,1 km/l. Na estrada, em velocidade constante de 80 km/h, ficaram entre 15,3 km/l e 20,4 km/l — de 11,8 km/l a 16,1 km/l a 110 km/l.
Visual, conectividade e detalhes
O visual personalizado chama a atenção. Na frente, os novos faróis full LED, para-choque, mais imponente, a grade do radiador tipo colmeia com o logo GTS e um filete vermelho que liga os faróis — características dos veículos esportivos da Volkswagen. Na traseira, discreto aerofólio na tampa do porta-malas e lanternas em LED.
O interior premium do Virtus GTS é bonito e bem completo. O teto, bancos e laterais de porta na cor preta realçam sua esportividade. Os bancos esportivos do condutor e passageiro são firmes com bom apoio ao corpo, o que é importante em curvas, e apoio de cabeça integrado, remetendo aos carros de competição.
Acesso por aproximação e partida por botão, quadro digital de instrumentos com iluminação vermelha, personalizável e grafismos exclusivos de série. O Discover Media tem tela de oito 8 polegadas sensível ao toque, câmera de ré, navegação, App-Connect e comando por voz.
Com 4,482 metros de comprimento,1,751 m de largura e 1,472 m de altura, o entre eixos de 2,649m, o conforto é bom na frente para o condutor e acompanhante.
Os passageiros do banco de trás contam com o ótimo espaço, o conforto da saída de ar exclusiva e porta USB.
O visual, o interior e os detalhes personalizados, mas, principalmente o grupo propulsor, credenciam a esportividade do Virtus GTS. O sedã compacto premium Volkswagen convence pelo conjunto como desempenho, conforto, conectividade e segurança. Características que influenciam o preço na versão topo de linha. É prazeroso dirigir o Virtus GTS 2021.