Um ousado crossover cupê se transforma em picape. O conceito Audi Activesphere de quatro portas, rodas dinâmicas e tração elétrica troca parte da carroceria traseira em segundos com o toque em um botão. Com direção autônoma nível quatro, a autonomia do carro conceito supera 600 quilômetros e a recarga de 10 minutos permite rodar até 300 quilômetros.
Desenvolvido pelo Audi Design Studio em Malibu, na Califórnia, Estados Unidos, o Activesphere é a visão da marca alemã de um veículo de múltiplo uso para a mobilidade do futuro. Como picape, pode transportar bicicletas elétricas ou equipamentos de trilhas e esportes radicais.
Com 4,98 metros de comprimento, 2,07 metros de largura e 1,60 metro de altura, a distância entre eixos é de 2,97 metros. As rodas são de 22 polegadas, com pneus 285/55 R22 para todo terreno. As rodas dinâmicas ficam fechadas na rodovia para privilegiar a aerodinâmica e, no uso fora de estrada, para facilitar a ventilação. Os retrovisores com câmera reduzem a resistência ao ar.
A grade dianteira projetada como uma lâmina de vidro transparente permite a visão do caminho. Como o teto, a tampa traseira é curva e transparente.
Os faróis afilados trazem a nova assinatura digital luminosa que varia com os modos de condução. As luzes diurna e as lanternas traseiras são em micro LED.
Contraste interior
O interior do Activesphere combina superfícies verticais e horizontais e ângulos retos. Os bancos, portas e painel frontal em vermelho contrastam com cores escuras como preto, antracito e cinza escuro. Os quatro bancos individuais são suspensos, como extensões do console, como se flutuassem.
O painel, volante e pedais desaparecem quando o crossover entra no modo autônomo e retorna à sua posição normal se o condutor retomar o controle. Os controles MMI são sempre acessíveis para o ajuste dos bancos e controle dos vidros.
O sistema de visualização de conteúdo virtual do carro conceito é ativado por gestos e permite controlar as funções do veículo posicionadas de forma lógica. O controle do ar-condicionado fica na frente da saída de ar e o painel interativo de entretenimento e som fica sobre o alto-falante.
O condutor e os passageiros recebem conteúdos individuais em seus fones de ouvido de realidade mista. Os passageiros podem controlar a temperatura e fluxo de ar-condicionado para os seus bancos.
Tração elétrica
O Activesphere traz o novo sistema modular de tração elétrica da Audi, a plataforma elétrica premium (PPE). Desenvolvido em conjunto com a Porsche AG, os primeiros veículos Audi baseados na PPE serão apresentados ainda neste ano. O módulo da bateria fica entre os eixos com a possibilidade de usar a largura total do veículo. No novo conceito Audi, a energia é de cerca de 100 kWh.
Os motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro da tração nas quatro rodas geram a potência total de 325 kWh e força (torque) de 73,41 kgfm.
A PPE terá tecnologia de carga de 800 volts, o que garante reduzido tempo para recarga da bateria em estações de até 270 kW. Bastam 10 minutos para uma carga na bateria suficiente para rodar mais de 300 quilômetros. Em menos de 25 minutos, a bateria de 100 kWh carrega de 5% a 80%. A autonomia é superior a mais de 600 quilômetros.
O carro conceito Audi apresenta ainda suspensão adaptativa a ar com amortecedores também adaptativos. O vão livre básico do solo de 28,8 centímetros pode ser elevado ou rebaixado em quatro centímetros.