A General Motors começou a produção da Montana. Para a montagem da nova picape, atualizou o complexo industrial de São Caetano do Sul (SP) que já tinha o conceito de engenharia 4.0. A Montana terá quatro versões bem equipadas, com motor turbo e opções de câmbios manual e automático. Chegarão aos concessionários durante fevereiro. Na pré-venda, em dezembro de 2022, 2 mil unidades da Chevrolet Montana 2023 tiveram preço de R$ 134.490, na versão LTZ, e de R$ 140.490, na Premier.
A nova Montana chega com a proposta de combinar o conforto e a dirigibilidade de um utilitário esportivo com a robustez e a versatilidade de uma picape. Bem completas, todas as opções contam com motor turbo, seis airbags, Wi-Fi nativo e sistemas MyLink e OnStar de série. As versões de entrada LT e LS terão transmissão manual e as mais sofisticadas - LTZ e Premier -, câmbio automático.
As novas instalações aumentaram 4 mil metros quadrados na fábrica de São Caetano do Sul. O fluxo fabril, que tem cerca de 4 quilômetros de extensão, foi readequado. Os 274 novos robôs elevaram o nível de automação e a segurança dos operadores. Também foi instalado uma espécie de scanner no fim da linha que faz a conferência da montagem da carroceria usando um protocolo de inteligência artificial. A planta recebeu a mais rápida prensa da GM nas Américas.
A máquina ocupa quase um quarteirão com 96 metros de comprimento, por 12 metros de largura e 18 metros de altura, dos quais, sete no subsolo.
A nova prensa tem capacidade para estampar até 30 mil peças ao dia, como capô, para-lamas, portas e tampa traseira.
A GM desenvolveu um carrinho autônomo específico para o transporte de peças de grande porte. Os aperfeiçoamentos permitiram que a fábrica de automóveis há mais tempo em operação no país, com mais de nove décadas de história, se transformasse numa das mais modernas e competitivas do mundo.
Design e interior
O visual da Montana, inspirado nos utilitários esportivos norte-americanos Chevrolet, valoriza o conjunto óptico bipartido com faróis afilados com regulagem de altura e luzes diurnas (DRL) em LED. Sob o para-choque, destaque para o seeker. Nas laterais, as linhas fluidas combinam com as colunas e o teto com o santantônio integrado. As lanternas traseiras ligadas por um faixa preto brilhante e a identificação da marca completam o conjunto.
Com 4,72 metros de comprimento e cerca de 1,8 metro de largura, a caçamba Multi Flex leva 874 litros. Projetada para funcionar como uma espécie de porta-malas, conta com avançado sistema de vedação da capota marítima, que evita a entrada de água ou pó. A tampa da caçamba conta com alívio de peso na descida.
A posição elevada de dirigir, o acabamento com materiais premium e a tecnologia remetem aos utilitários esportivos. Com direção elétrica, acesso por aproximação e partida por botão, a picape conta com seis airbags, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento com câmera de ré e alerta de ponto cego.
A tela do MyLink é integrada ao quadro de instrumentos. A tela de oito polegadas é interativa com Android Auto e Apple Car Play sem fio como também com o aplicativo myChevrolet que permite comandar funções do carro a distância. Conta ainda com Wi-Fi nativo, recarga do celular por indução e sistema OnStar.
Conjunto propulsor
O motor da Montana, 1.2 Turbo Flex com até 133 cavalos de potência e força (torque) de 21,4 kgfm de torque (etanol) tem calibração exclusiva como também transmissão, direção e suspensão. Até pneus foram especialmente desenvolvidos para o modelo.
A versão com câmbio automático, conforme a GM, abastecida com gasolina, faz 11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada. Com etanol, são 7,7 km/l e 9,3 km/l, respectivamente. Os dados das versões com transmissão manual serão divulgados na chegada ao mercado.
A nova picape média compacta Chevrolet conta ainda com avançados recursos de apoio à condução e à segurança.