O ano que está começando promete agitar o mercado automobilístico brasileiro. Mais de 30 lançamentos estão confirmados, além das novidades que fabricantes e importadores preferem fazer segredo, mas que sempre vazam. As picapes, os utilitários esportivos, os elétricos e os híbridos avançarão em todos os segmentos.
As picapes estão em alta. Não por acaso, a Fiat Strada foi, pelo segundo ano, o carro mais vendido no país em 2022. Pelo menos, seis modelos serão lançados durante 2023. A Chevrolet Montana abrirá a temporada de lançamento, que ainda terá o modelo médio da Fiat, a Ford Maverik híbrida, e a nova geração da Ranger, a RaM 1200, e a Volkswagem Amarok atualizada.
Contagem regressiva
A Chevrolet Montana está entre os primeiros lançamentos do ano e deverá ocorrer nas próximas semanas. A General Motors fará de 2023 o seu ano das picapes e terá ainda a importada Silverado e uma nova versão da S10.
Terceira picape
O novo Ducato, uma picape media, e o 500 elétrico estão entre as novidades da Fiat neste na. O furgão, que chegará no primeiro semestre, terá mudanças no design e novas versões. A montadora de Betim aposta na renovação para o Ducato, para continuar sua trajetória de sucesso.
Em fase final de desenvolvimento no Centro Técnico de Engenharia da Stellantis no Polo Automotivo em Betim (MG), a nova picape chegará no segundo semestre de 2023. O modelo completará a gama de picapes da marca que lidera o segmento há quase duas décadas.
10 lançamentos
Sete dos 10 novos carros que serão lançados pela Ford no Brasil já são conhecidos. A Ranger FX4, a Transit Furgão, o eletrificado Maverick Hybrid e os elétricos Mustang Mach-E e E-Transit foram confirmados e desembarcarão no país durante 2023. Os outros três modelos, incluindo, possivelmente, a F-150, serão anunciados mais próximo do lançamento.
A picape Maverick Hybrid será apresentada ainda no primeiro trimestre. A Transit com opção do câmbio automático, as versões minibus, furgão e envidraçada chegarão no primeiro semestre. A opção elétrica está programada para o segundo semestre.
Ataque Honda
A volta do Civic, agora importado, será destaque da Honda no começo deste ano. O modelo, que já foi produzido no Brasil, deverá chegar na opção híbrida e versão topo de linha. A japonesa trará do México o utilitário esportivo ZR-V, com propulsor a combustão e ainda a nova geração híbrida do CR-V. Do Japão, virá o hatchback Civic R Type chegará também no primeiro trimestre de 2023.
O utilitário esportivo Haval H6 será o primeiro modelo da chinesa Great Wall no mercado brasileiro. O utilitário esportivo foi apresentado no final do ano passado e a chegada está na contagem regressiva. Híbridoplug-in conta com um motor a combustão 1.5 turbo e dois elétricos.
Futurista
O EV 6 será o novo Kia no mercado brasileiro. É o primeiro carro da sul-coreana baseado na nova plataforma da empresa dedicada para veículos elétricos a bateria. O conjunto propulsor do crossover combina o motor de 229 cv e força (torque) de 35,7 kgfm com baterias de 77 kWh. A autonomia deverá ficar em torno de 500 quilômetros no ciclo WLTP.
Nova geração
O Sentra, que já foi mostrado pela pela Nissan durante evento de mobilidade, em São Paulo, virá do México. O sedã deverá chegar na versão topo de linha possivelmente com motor turbo e câmbio automático.
Elétricos franceses
O Megane E-Tech, o Master E-Tech e o Kangoo E-Tech serão os próximos veículos 100% elétricos da Renault no Brasil. Os três modelos chegarão no primeiro semestre de 2023 e foram anunciados durante o evento E-Tech 100% electric days, realizado em São Paulo.
O Megane virá na versão crossover, motor elétrico de 220 cv e força (torque) de 30,8 kgfm, tração dianteira e autonomia em torno de 450 quilômetros. Deverá chegar no primeiro semestre.
O furgão grande Master E-Tech 100% elétrico terá autonomia de 200 quilômetros e a nova geração do Kangoo Van E-Tech 100% elétrico 120cv, a autonomia de até 300 quilômetros, ambas pelo ciclo WLTP.
Corolla ousado
A Toyota promete o esportivo Corolla GR na versão hatch equipado com motor 1.6 turbo de 304 cv e força (torque) de 37,7 kgfm, cambio manual de seis marchas e tração integral.
Em teste
A Volkswagen deverá traz os elétricos ID.3 e ID.4 ou, pelo menos, um dos dois modelos que estão desde o ano passado no Brasil para testes.