O Megane E-Tech, Master E-Tech e Kangoo E-Tech serão os próximos veículos 100% elétricos da Renault no Brasil. Os três modelos chegarão no primeiro semestre de 2023 e foram anunciados durante o E-Tech 100% electric days, nesta semana, em São Paulo.
No evento de eletrificação e soluções de mobilidade, inovação, sustentabilidade e tecnologia, a Renault confirmou também o investimento de R$ 2 bilhões para a produção da nova plataforma CMF-B, um utilitário esportivo e um motor 1.0 turbo no complexo de São José dos Pinhais, no Paraná.
O novo Kwid E-Tech, lançado durante o evento, é um veículo 100% elétrico e chega com a experiência de 10 anos da Renault no desenvolvimento, produção e venda de carros elétricos. Circulam no mundo mais de 450 mil veículos 100% elétricos Renault. Na Europa, a gama de veículos Renault E-Tech elétricos e híbridos representou 36% das vendas de automóveis no primeiro semestre deste ano.
O programa de crescimento da eletrificação dos veículos Renault e da Aliança evoluirá rapidamente. Dos atuais dois modelos, a gama avançará para 15 modelos das cinco marcas que integram a Aliança: Renault, Nissan, Mitsubishi, Alpine e Infiniti.
Ágil urbano
Em pré-venda, as 750 unidades do Kwid E-Tech esgotaram em menos de dois meses. O segundo lote, com 800 unidades, chegará até o final do ano. A maioria dos compradores tem renda entre R$ 10 e R$ 20 mil, e o pequeno Renault será o segundo ou terceiro carro da família. A primeira razão da compra foi o custo de uso e a economia por quilômetro rodado.
A bateria do Kwid elétrico, com capacidade de 26,8 kWh, pode ser carregada até em uma tomada doméstica de 110 ou 220 volts.
A montadora destaca a economia do quilômetro rodado, natural nos veículos elétricos, que no Kwid E-Tech também é resultado do peso de apenas 977 quilos.
Considerando o valor médio de 1kWh a R$ 0,66, o custo de um quilômetro rodado do Kwid E-Tech é de R$ 0,06.
Fabricado na China e típico carro urbano, o Kwid E-Tech conta com motor de 65 cv e autonomia de 298 quilômetros em percurso urbano, segundo a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro. O pequeno Renault elétrico acelera de 0 a 50 km/h em apenas 4,1 segundos.
O Kwid E-Tech também está disponível no Renault on Demand, solução de mobilidade da Mobilize Financial Services, com diversos planos de assinatura de longa duração customizáveis.
A Renault homologou carregadores das empresas WEG e Schneider, que podem ser adquiridos nas concessionárias ou através de assinatura pelo Renault on Demand.
Megane 100% elétrico
Montado sobre a plataforma 100% elétrica CMF-EV, a mesma do Nissan Aryia e terá nove outros carros elétricos até 2025, o Megane E-Tech é o primeiro modelo da nova linguagem de design chamada de “sensual tech”. Com o motor de 220 cv de potência e força (torque) de 30,6 kgfm, além de quatro níveis de frenagem regenerativa, aceleração de 0 a 100 km/h em sete segundos. A autonomia é de 450 quilômetros e em um carregador DC rápido é possível carregar 100 quilômetros em apenas oito minutos.
A frente valoriza a nova identidade visual da marca com o conjunto óptico em full LED. Os faróis finos são integrados na grade que destaca o logo da marca. Molduras plásticas ligam os para-lamas. Atrás, as lanternas horizontais em LED são ligadas por uma barra também em LED.
Eu posso afirmar para vocês que o Megane E-Tech vai mudar a forma como vocês veem a Renault no Brasil”
RICARDO GONDO
Presidente da Renault do Brasil.
O quadro digital de instrumentos e a central multimídia com telas de 12 polegadas chamam a atenção no interior.
Os revestimentos têxteis são de materiais 100% reciclados. Também vários componentes de plásticos reciclados. No fim do ciclo de vida, 95% do veículo poderá ser reciclado.
Master e Kangoo E-Tech
O furgão grande Master E-Tech 100% elétrico terá autonomia de 200 quilômetros (ciclo WLTP) e capacidade de carga de até 13 metros cúbicos.
O Kangoo Van E-Tech 100% elétrico é a nova geração da Kangoo, o veículo de carga elétrico mais vendido do mercado brasileiro. A nova porta lateral elimina a coluna B e permite um vão interno livre de até três metros. A capacidade de carga é de até 4,3 metros cúbicos e 800 quilos. Com motor de 120cv, a autonomia é de até 300 km em ciclo WLTP.
O presente e o futuro da mobilidade sustentável foram discutidos por especialistas internacionais e brasileiros com a imprensa, concessionários e o público em geral. O seminário de eletrificação e soluções de mobilidade contou os principais executivos do Renault Group e a participação de clientes e fornecedores.
* O repórter viajou a convite da Renault