O novo conjunto propulsor com motor turbo e câmbio automático CVT garante bom comportamento ao Duster Iconic. Mais completa e aperfeiçoamentos visuais, a versão topo de linha do utilitário esportivo Renault roda forte sem comprometer o consumo de combustível. Rodamos 650 quilômetros com o Renault Duster Iconic Turbo 1.3 TCe CVT 2023 que tem preço a partir de R$ 141.290, sem os opcionais.
Os aperfeiçoamentos visuais personalizam o Duster Iconic.
Os faróis com com luzes diurnas em LED no formato de C, a moldura que contorna a grade, o para-choque, os retrovisores, os frisos das portas e as barras do teto têm acabamento em preto.
Os para-lamas ganharam alargadores e as rodas são diamantadas de 17 polegadas com pneus 215/65 R17.
Interior e conectividade
Com 4,376 metros de comprimento, 1,832 m de largura e 1,693 m de altura, a distância entre eixos de 2,673 m garante ótimo espaço para o condutor e acompanhante na frente. Compacto mas de dimensões próximas dos modelos maiores, no banco traseiro acomoda bem dois adultos e uma criança ou três adultos com conforto limitado no assento do meio. Para completar, o amplo porta-malas leva 475 litros, praticamente o volume de um utilitário esportivo médio.
O interior tem revestimento premium com couro, tecido e plástico. Chave tipo cartão, acesso por aproximação, partida por botão e direção elétrica, as costuras são duplas nos bancos com acabamento em couro. O quadro de instrumentos traz mostradores analógicos separados por tela digital. O ar-condicionado é automático digital.
O multimídia Easy Link com tela de oito polegadas sensível ao toque e por comando de voz é interativa com Android Auto, Apple CarPaly e aplicativos por cabo.
Mostra também as imagens da câmera de ré e das quatro câmeras do sistema Multiview.
Comportamento dinâmico
O comportamento do conjunto propulsor perfeito na cidade e desafiou o condutor na estrada. O motor desenvolvido em conjunto com a Mercedes-Benz, o quatro cilindros 1.3 TCe turbo e injeção direta é o mesmo que equipa o Captur. Gera 162cv e força (torque) de 27,5 kgfm com gasolina e 170cv com etanol. Combinado com o câmbio automático CVT, que simula oito velocidades, e tração dianteira, facilitou a condução com a sobra de potência e força.
A direção elétrica com regulagem de altura e profundidade do volante, a posição elevada de dirigir e a ampla área envidraçada estimularam a condução.
Ágil e rápido nas ruas, o conjunto propulsor facilitou acompanhar o trânsito congestionado e o Star&Stop ajudou reduzir o consumo de combustível.
Na estrada, bastou comandar o desempenho pelo acelerador com retomadas de velocidade que garantiram ultrapassagens rápidas e seguras, principalmente em rodovias de pista simples. O baixo nível de ruído interno chamou a atenção e o silêncio só foi quebrado em velocidades mais elevadas.
A suspensão, que privilegia o conforto, não comprometeu a estabilidade. O Duster superou sem problemas as irregularidades do pavimento e, apesar da altura elevada, o balanço da carroceria não chegou prejudicar a condução nos trechos mais sinuosos. Claro, observando os limites do utilitário familiar sem pretensões esportivas.
Os recursos eletrônicos limitados aos controles e limitador de velocidade, de estabilidade e tração, assistente de frenagem de emergência, alerta de ponto, sistema auxiliar de partida em rampa e sensor de luminosidade facilitaram a condução e aumentaram a segurança. O Duster tem apenas airbags frontais.
De acordo com a Renault, o Duster 1.3 turbo acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e chega a velocidade máxima de 190 km/h. Pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, o Duster turbo tem Selo A e consumo médio de 13,9 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada, com gasolina. Durante o teste, nossas médias foram de 11,3 km/l a 14,2 km/l, na cidade. Na estrada, em velocidade constante, variaram de 15,9 km/l a 21,3 km/l, a 80 km/h. e de 14,5 km/l a 17,1 km/l, a 110 km/h.
Conclusão
O novo conjunto propulsor com motor 1.3 turbo e o câmbio CVT deu ao Duster Iconic ótimo comportamento sem comprometer o consumo de combustível. O espaço e conforto do utilitário esportivo compacto Renault adequados ao uso familiar na cidade e na estrada remetem aos modelos médios, mas sem os recursos eletrônicos mais avançados. Como sempre, vale a avaliação do custo benefício em relação ao uso e modelos concorrentes com a vantagem do preço de um modelo compacto.