A Renault agitou a semana em dose dupla. Depois de lançar a nova picape Oroch, na terça-feira, na quinta-feira apresentou o Kwid E-TECH Eletric, o carro elétrico de menor preço no país. Com motor de 65 cv e autonomia de 298 quilômetros em percurso urbano, modelo 100% elétrico fabricado na China está em pré-venda e chegará ao mercado brasileiro em julho. Em versão única, o Renault Kwid E-Tech Eletric tem preço sugerido de R$ 142.990.
O desembarque do Kwid elétrico no Brasil integra o projeto global marca francesa que agora tem os dois modelos de menor custo no país. A proposta é fazer do Kwid o primeiro carro elétrico do brasileiro. A expectativa é de que a venda de duas mil unidades em 2021 saltará de 80 mil a 200 mil unidades em 2030. Para a montadora, a virada ocorrerá em 2035 quando os elétricos representarão 50% das vendas.
Fabricado na China, a tropicalização do Kwid E-Tech foi feita pela engenharia brasileira, em São José dos Pinhais (PR) observando as características do país. Como os demais modelos da marca francesa, também estará disponível no Renault on Demand com diversos planos de assinatura.
Propulsão e bateria
O motor 100% elétrico de 48 kW (equivalente a 65 cv) atua com uma bateria de 26,8 kWh. A autonomia é de 265 quilômetros em ciclo misto e 298 quilômetros no ciclo urbano pela norma SAE J1634 utilizada pelo Inmetro e 292 pelo ciclo europeu.
A carga da bateria pode ser otimizada pelo modo de condução ECO que limita a potência a 33 kW, velocidade máxima a 100 km/h e torna a frenagem regenerativa mais atuante.
A recarga da bateria dos 15% até 80% pode ser feita em 40 minutos em um sistema de carga rápida, 2h54 minutos em um Wallbox de 7kW e quase nove horas em uma tomada doméstica aterrada de 220 volts. A frenagem regenerativa também recupera energia.
O Kwid E-TECH é recarregado por meio de um conector localizado atrás da grade frontal, na altura do logo. O destravamento do compartimento de recarga é feito por meio de um comando localizado internamente, sob o volante.
Com uma motorização elétrica, totalmente desenvolvida de acordo com o gosto do consumidor brasileiro, o Kwid E-TECH Electric é ágil no trânsito urbano. Para uma aceleração de 0 aos 50 km/h, são necessários apenas 4,1 segundos. Além disso, o Kwid E-TECH tem o melhor índice de eficiência energética, de 0,44 MJ/km, entre todos os elétricos do Brasil, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro (tabela publicada em 10 de fevereiro de 2022).
A Renault destaca que com apenas 977 quilos e eficiência energética de 0,44 ML/k, considerando o preço médio do litro de gasolina de R$ 7,30 e de 1 kMh de R$ 0,66, o quilometro rodado do Kwid eléytrico é de R$ 0,06 contra R$ 0,48 em um veículo térmico equivalente.
Design e interior
O visual do Kwid elétrico do irmão flex é diferenciado por detalhes. Na frente, a grade é inteira, o conjunto óptico com luzes diurnas (DRL) em LED, o para-choque robusto e o capô vincado. As rodas são de liga leve diamantadas. O para-choque traseiro com protetor (skid plate) na cor prata tem refletores integrados. Faixas nas laterais e tampa traseira identificam o E-Tech.
Direção elétrica, ar-condicionado, comandos elétricos de vidros, travas das portas e retrovisores, ajuste de altura dos faróis, limitador de velocidade são de série. Também multimídia Media Evolution com tela de sete polegadas sensível ao toque e interativa com Android Auto e Apple CarPaly, câmera de ré, Bluetooth, entradas USB e AUX, entre outros. O porta-malas leva de 290 litros a 1.100 litros com o banco traseiro rebatido.
O Kwid E-TECH conta com seis airbags, controle eletrônico de estabilidade, freios ABS com assistente de frenagem, assistente de partida em rampa, Stop&Go, sensor de estacionamento traseiro e alerta de pressão dos pneus, entre outros.
Verde Noronha, exclusiva, branco Glacier Polar e prata Diamond são as cores disponíveis.