O Kwid está de cara nova. A atualização mexeu com o pequeno Renault que avançou no visual, no interior, na conectividade, no motor e na segurança. Ágil e versátil na cidade, o subcompacto também encarou a estrada sem comprometer o consumo de combustível. Rodamos 500 quilômetros com o Renault Kwid 2023 Intense, a versão intermediária que tem preço a partir de R$ 64.190.
Carro de menor preço do país na versão de entrada Zen, na opção que testamos, a Intense, atende às necessidades de quem precisa de um veículo para o uso diário na cidade. Apesar da proposta urbana, com as limitações de um subcompacto, o pequeno hatch também enfrenta eventualmente a estrada com porta-malas de 290 litros.
A nova multimídia, a segurança e a economia de combustível chamaram a atenção da Prisicla Nunes. A jornalista logo avisou uma de suas amigas que possui o modelo anterior. Avisei a amiga que o design foi atualizado, perceptível ainda mais na frente. Os faróis foram colocados um pouco mais abaixo. Mandei as fotos em primeira mão e avisei que iria sair uma matéria completa em breve. Ela ficou animada e ainda destaquei as mudanças no motor 1.0. Ela ficou muito curiosa.
Quando o Kwid 2023 foi lançado, analisamos o conjunto de equipamentos de cada versão.
Concordei cóm Priscila que a versão intermediária Intense é a mais atrativa.
A opção de entrada, a Zen, apesar do menor custo, não conta com itens importantes como a central multimídia de oito polegadas.
Desing e interior
A atualização valorizou o visual do Kwid. Os faróis, grade e para-choque redesenhados com luzes diurnas e assinatura em LED chamam a atenção. As novas rodas com calotas e pintura em preto e prata, imitam as rodas de liga leve de 14 polegadas e, até enganam bem. As lanternas traseiras com assinatura em LED e os refletores nas pontas do para-choque completam o conjunto. Como a amiga da jornalista comentou, o Kwid ficou com mais cara de mini SUV. Agora atualizado, é fácil de perceber as mudanças.
O interior combina plástico e materiais simples. O revestimento dos bancos em tecido com detalhes em azul agradaram a jornalista. O quadro de instrumentos tem mostradores em LED e a conectividade aumentou com a nova multimídia. A recalibragem do motor reduziu o consumo de combustível e novos recursos de auxilio à condução aumentaram a segurança.
A direção elétrica macia, típica de um carro urbano, com o auxilio da câmera de ré, facilitou as manobras de estacionamento em espaços reduzidos. O ar-condicionado garantiu conforto nos dias quentes do verão gaúcho.
Os bancos revestidos em tecido com detalhes em azul e bordado central no encosto criaram um ambiente agradável.
O novo quadro de instrumentos tem tela digital com computador de bordo, pressão dos pneus e informações em LED.
A multimídia Media Evolution com tela de 8" sensível ao toque e comando por voz, interativa com Android Auto, AppleCarPlay e aplicaticos é a dos modelos maiores e mais sofisticados da Renault. Mostra também a imagem da câmera de ré e a pontuação de economia de combustível e, como sempre, foi exaustivamente testada por Priscila.
Como anda nas ruas
O conjunto propulsor com motor de três cilindros 1.0 gera de 68 cv com gasolina (71 cv/etanol) combinado com a transmissão manual de cinco marchas garantiu desempenho adequado ao Kwid. Nas ruas, com condutor ou condutor e acompanhante respondeu rápido dentro das suas limitações. As relações de marchas permitiram trocas percisas e aproveitar bem a potência e a força do 1.0 CSe. O start&stop e os pneus verdes 165/70 R14 ajudaram na redução do consumo de combustível.
Na estrada, o comportamento é limitado e sensível ao peso. O Kwid acompanhou o fluxo dentro dos limites de velocidade e, quando preciso, o conjunto propulsor respondeu bem com ultrapassagens seguras. A suspensão absorveu bem as irregularidades do pavimento. O ruído é típico dos motores de três cilindros só incomodou em rotações mais elevadas. Recursos como o controle eletrônico de estabilidade e o assistente de partida em rampa auxiliaram a condução.
Os aperfeiçoamentos no conjunto propulsor melhoraram o consumo de combustível que, pelo Inmetro, é de 15,3 km/na cidade e 15,7 km/l em rodovias com gasolina. Durante nossa avaliação, as médias ficaram de 14,1 km/l a 15,9 km/l nas ruas acompanhando o fluxo de trânsito e de 15, 4 km/l a 19,8 km/l na estrada em velocidade constante de 80 km/h.
Conclusão
Os aperfeiçoamentos qualificaram o Kwid 2023 que, na versão avaliada, a Intense, bem completa, avançou no design, interior e conectividade, além da redução do consumo de combustível. Dentro da proposta de um subcompacto para o uso diário, como Priscila considerou, o Kwid entregou o básico bem feito. Como sempre, na decisão de compra é importante observar a relação custo/benefício considerando o uso e a opção de entrada, o carro de menor preço no país.