A nova identidade visual, mais robusta, bem equipada e avançada tecnologia qualificam a Frontier para continuar crescendo no mercado e mexer com o seu segmento. Renovada, a picape média traz também aperfeiçoamentos estruturais e no conjunto propulsor. Com seis versões, a Nissan Frontier mantém os preços das versões anteriores, de R$ 230.197, no modelo de entrada S, a R$ 314.590, nas novas topo de linha Platinum e PRO-4X.
A nova Frontier rodou 200 mil quilômetros nas mais diversas condições pelos países da América do Sul na fase de desenvolvimento em temperaturas de -10ºC a 50ºC nos testes como ruído, vibração e desempenho, entre outros. A Nissan implementará um novo turno para a produção da picape que passará de 25 mil para 50 mil unidades por ano e atendem o aumento das vendas locais e exportação para o Brasil, Chile e Colômbia. Em 2021, foram produzidas 18.461 Frontier, 67% a mais em relação ao ano anterior. No Brasil foram vendidas 11.821 unidades em 2021, superando em 46% seus melhores resultados no país.
Fabricada na planta da Nissan de Santa Isabel, em Córdoba, na Argentina, a nova Frontier tem versões para os diferentes públicos que precisam um veículo para o trabalhos, buscam conforto ou a aventura em qualquer terreno.
Além da S, Attack e XE, a novapicape média tem três novas opções no segmento superior: a SE e as topo de linha, Platinum e a diferenciada PRO-4X, a opção aventureira para enfrentar qualquer terreno.
Design e interior
A frente da nova Frontier remete à identidade visual das picapes Nissan de maior porte. A grade, o conjunto óptico e o para-choque redesenhados criaram um visual robusto, forte e único. Os faróis, com projetores em LED quádruplos e as luzes diurnas (DRL) também em LED na forma de C são separados pela generosa grade. O para-choque tem aberturas verticais para os faróis auxiliares de neblina. Para completar, entradas de ar mais finas e novo skidplate.
As lanternas traseiras em LED têm o desenho em C. Amortecedores deixaram operação da tampa da caçamba mais leve. A carga passou para até 1.054 litros e 1.043 quilos e novos ganchos foram adicionados. O para-choque traseiro ganhou um degrau para facilitar o acesso e o uso da caçamba.
A nova versão PRO-4X traz visual, estilo e interior voltados para a aventura. Detalhes como os para-lamas e pneus exclusivos ou acabamento dos bancos com costuras duplas e o logo Nissan em vermelho diferenciam a opção para enfrentar qualquer terreno.
O acabamento do interior da Frontier é diferenciado para cada versão com detalhes em materiais e texturas para os bancos, painel e laterais das portas. O volante remete ao do Kicks, o quadro de instrumentos tem tela de TFT de sete polegadas com informações e configurações do veículo.
A multimídia conta com tela de oito oito polegadas interativa com Android Auto e Apple CarPlay, navegação, Bluetooth e reconhecimento de voz. O ar-condicionado digital de duas zonas tem dutos para o banco traseiro. Traz ainda três entradas USB, uma delas do tipo C, duas entradas de 12V e 27 porta-objetos.
Recursos eletrônicos
A picape japonesa conta com avançada tecnologia de auxilio à condução. Todas as versões trazen sistema de auxílio de partida em rampa, controle automático de descida, bloqueio mecânico do diferencial traseiro com limitador, controle eletrônico de frenagem, seis airbags e Isofix, entre outros.
Alertas de colisão frontal, de atenção do motorista, de manutenção de faixa, de assistente de ponto cego de trafego traseiro estão disponíveis conforme a versão. Também a Visão 360º inteligente com quatro câmeras e monitor off-road, assistente de oscilação de reboque e faróis com controle de altura e intensidade.
Conjunto propulsor
A nova Frontier tem duas configurações de motor diesel. A turbo diesel de 163 cv e força (torque) de 43,3 kgfm atua com câmbio manual de seis marchas. A biturbo de 190 cavalos e 45,9 kgfm é combinada com câmbio automático de seis velocidades. E já adequada às normas de emissões L7, conta com sistema Redutor Catalítico (SCR) com ARLA 32. A picape japonesa conta com quatro sistemas de tração: 4X2, 4X4 High e 4X4 Low. Também quatro opções de condução: Standard, Sport, Off- Road e Tow. A versão PRO-4X ainda tem bloqueio do diferencial traseiro.
A suspensão dianteira conta com braço duplo assistido por barra estabilizadora. A traseira, com sistema multibraços e molas helicoidais que trabalham em conjunto com um eixo rígido foi recalibrada. Os freios são a disco nas quatro rodas. A picape também traz sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
Barro, água e lama
A Frontier mostrou suas virtudes no test-drive realizado em Puerto Iguazu, na Argentina. No Asfalto rodou tranquila com sobra de potência e força dentro dos limites permitidos. A suspensão foi perfeita com ótima estabilidade e mínima rolagem da carroceria em trechos sinuosos e em velocidades mais elevadas.
O generoso espaço interno garantiu ótimo conforto para o condutor e acompanhante. O bom isolamento acústico deixou baixo o nível de ruído interno. Mas foi no Parque Nacional do Uguazu que a picape média Nissan mostrou suas virtudes aventureiras ao rodar quase todo percurso por trilhas no meio do mato com muito barro, lama e trechos alagados.
Foram cerca de duas horas rodando a velocidade de 20 km/h a 40 km/h no modo 4x4 Low e modo Off-Road. A tração integral e o bloqueio do diferencial traseiro permitiram vencer o piso ao transferirem a força para a roda com maior aderência e reduzir a patinagem da roda sem aderência.
Versões e preços
Nova Nissan Frontier
S 4x4 MT – R$ 230.190
SE 4x4 AT – R$ 258.990
Attack 4X4 AT – R$ 263.690
XE 4x4 AT – R$ 278.990
Platinum 4x4 AT – R$ 314.590
PRO4X 4x4 AT – R$ 314.590