Os lançamentos movimentam o mercado automotivo brasileiro. Com o abrandamento da pandemia da covid-19 e a retomada das atividades no país, fabricantes e importadores renovam e ampliam as linhas de veículos. Abril terá pelo menos seis apresentações, das quais, dois modelos elétricos e um híbrido: Nissan Frontier, Jeep Compass 4xe, Renault Oroch e Kwid E-Tech Elétric, BYB Han EV e Citroën C3.
A Frontier e o Compass abrirão a temporada de lançamento nesta segunda-feira, 4 de abril. A Oroch e o Kwid serão apresentados no dia 12 e 14 e, na semana seguinte, será a vez do Han EV. A Citroën não informou a data do lançamento do C3, que já está em produção da fábrica da Stellantis, em Porto Real (RJ).
Mais robusta
A Frontier terá atualizações no visual, no interior e equipamentos. A picape Nissan fabricada em Santa Isabel, na Argentina, ficará mais robusta. Com formado em V, a nova grade, que separa o grupo ótico, crescerá. Também ligará o capô ao para-choque, redesenhado, com entradas de ar falsas nas pontas. O capô, os estribos, as rodas e santantonio terão modificações. Na traseira, as lanternas, tampa da caçamba e para-choque também trarão aperfeiçoamentos.
O interior valorizará o acabamento e o isolamento acústico. O volante será redesenhado, o quadro de instrumentos terá novo display e a multimídia com tela de oito polegadas, entre outros aperfeiçoamentos.
Compass eletrificado
A primeira imagem oficial do Compass 4xe foi divulgada pela Jeep nesta terça-feira (29).
A montadora liberou também um teaser de 30 segundos com detalhes do utilitário esportivo médio.
O lançamento do veículo híbrido plug-in será na segunda-feira, 4 de abril, o tradicional dia 4x4, mais conhecido como Jeep Day.
O teaser mostra diferentes ângulos do Compass 4xe como os faróis full LED exclusivos, roda em gloss black, badges no capô, laterais e porta-malas com moldura em tom azul. Na traseira, o logotipo 4xe tem a última letra pintada no mesmo azul.
Importado da Europa, o Compass 4xe é um híbrido plug-in que poderá ter a bateria recarregada em tomada doméstica. O motor 1.3 turbo a gasolina de 180 cv atuará com um propulsor elétrico instalado no eixo traseiro de 60 cv e potência combinada de 240 cv. Um segundo motor elétrico no eixo dianteiro será um gerador de alta tensão. Com a bateria de íons lítio, de 11,4 kWh, o Compass poderá rodar até 50 quilômetros no modo elétrico. Num ponto de 7,4 kw, a recarga levará cerca de duas horas e até cinco horas em um ponto simples.
Dose dupla
Imagens escurecidas da nova Oroch de frente e lateral foram divulgadas pela Renault. A apresentação em 12 de abril, dois dias antes do lançamento do Kwid elétrico. O para-choque mais robusto, faróis em LED, grade cromada, as caixas de rodas, as lanternas verticais em LED e o logotipo Oroch são parcialmente revelados pelas fotos. O santantonio também será novo.
A Renault mantém o interior em segredo, mas tudo indica que acompanhará os aperfeiçoamentos do novo Duster como a central multimídia. Como no utilitário esportivo, que compartilha a plataforma com a picape, o motor 1.6 aspirado de 120 cv e força (torque) de 16,2 kgfm e transmissões manual de cinco marchas e automática continuo variável equiparão as versões de entrada.
A versão ou versões mais sofisticadas deverão trazer o motor 1.3 turbo flex de até 170 cv e força de 27,5 kgfm, o mesmo que equipa as versões topo de linha os utilitários esportivos Duster e Captur. O propulsor atua combinado com o câmbio automático CVT que simula oito velocidades.
Pequeno elétrico
A marca francesa também mantém segredo sobre o Kwid E-Tech Elétric. O conjunto propulsor, detalhes do interior e equipamentos serão exclusivos para o mercado brasileiro. O modelo produzido na China tem o mesmo visual do Kwid flex montado no Brasil. Lá, o compacto tem motor elétrico de 44 cv e força (torque) de 12,1 kgfm.
A velocidade máxima do Kwid elétrico é de 104 km/h e a autonomia em torno dos 200 km. O hatch deverá trazer direção elétrica, ar-condicionado, airbags frontais e laterais freios ABS e multimídia interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos. A proposta da Renault é fazer do Kwid o carro elétrico de menor preço no Brasil.
Ofensiva da BYD
O Tan EV,o primeiro dos três carros que a BYD terá neste ano no mercado brasileiro, será lançado no dia 20, com venda prevista para o segundo semestre. O lote inicial do utilitário esportivo de sete lugares teve mais de 500 cadastros de intenção de compra, em fevereiro.
O conjunto propulsor 100% elétrico do Tan EV conta com dois motores, potência combinada de 517 cv e força (torque) de 69,3 kgfm.
O motor dianteiro gera 245 cv e o traseiro 272 cv e atuam combinados nas quatro rodas. O Tan acelera de 0 a 100 km/l em 4,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 180 km/h.
O Tan EV tem cinco anos de garantia ou 500.000 quilômetros para o veículo e oito anos, sem limite de quilometragem, para a bateria.
O sedã Qin Plus DM-i e o utilitário esportivo Song Plus DM-i serão os dois modelos híbridos previstos para chegar ainda neste ano. Ambos trazem a tecnologia Super Hybrid DM-i que combina dois motores, híbrido e à combustão. Os modelos eletrificados do tipo plug-in podem ser recarregados em tomadas domésticas.
A rede de concessionários BYD no país deverá chegar a 45 cidades, das quais, as das cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo serão do grupo IESA.
C3 atualizado
O C3 será o primeiro dos três modelos com a nova arquitetura CMP e destinados ao Brasil e países da América do Sul. A Citroën anunciou o começo da produção do novo hatch na planta de Porto Real (RJ) mas não confirmou a data do lançamento do veículo que deverá ocorrer em abril.
O hatch terá multimídia com tela de 10 polegadas, sensível ao toque e comando por voz, e interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. O novo C3 deverá ter duas opções de motores, o três cilindros 1.0 Firefly de 75 cv, e o quatro cilindros de até 118 cv. As opções de câmbio serão o manual de cinco marchas e o automático de seis velocidades.