A Z71 é a versão aventureira da S10. O visual robusto e detalhes exclusivos incluindo para o uso fora de estrada identificam a nova opção da picape média Chevrolet. Bonita, potente conjunto propulsor com motor turbo diesel, cambio automático e tração 4x4 com reduzida, rodamos 600 quilômetros por cidades e estradas gaúchas com a Chevrolet S10 Z71 que tem preço a partir de R$ 280.090.
Posicionada entre as LT e LTZ, a Z71 compartilha a arquitetura e o conjunto mecânico como propulsão, chassi, suspensão e tração com as irmãs. Como definiu a jornalista Priscila Nunes que também dirigiu a S10 Z71, não adianta negar, a picape é americanizada e remete ao mundo aventureiro. Robustez, conjunto rígido, conforto e bom desempenho qualificaram a nova S10 que testamos.
Visual forte
As principais modificações da nova versão aventureira ficaram na frente.
O conjunto óptico em LED com máscara negra, a grade escurecida com o marca Chevrolet e logotipo Z71, e o para-choque marcaram a frente.
Como Priscila observou, o santantonio, os apliques das caixas de rodas, as capas dos retrovisores e os estribos tubulares em preto fizeram a diferença.
Os pneus para uso em qualquer terreno, os adesivos decorativos nas laterais, a capota marítima, a identificação na caçamba e as lanternas escurecidas completaram o opção aventureira. O contraste dos detalhes valorizaram o visual na versão que testamos na cor branco Summit.
Interior personalizado
Apliques centrais do painel, os revestimentos do volante, dos bancos, das portas em couro e do console em preto com detalhes em cinza acetinado são exclusivos. Priscila destacou as costuras com pontos aparentes em branco e vermelho que contrastaram com os tons escuros dos assentos.
Como sempre, testamos o multimídia MyLink interativo com Android Auto, Apple Car Play e aplicativos.
A tela de 8" mostra ainda a imagem da câmera de ré.
O espaço é bom tanto na frente quanto para os três passageiros do banco traseiro.
O volante tem apenas regulagem de altura e sentimos falta do acesso por aproximação e da partida por botão, cada vez mais comuns nos modelos mais sofisticados.
Convite à aventura
Posicionada entre a LZ e a LTZ, o comportamento da Z71 nas ruas e estradas foi próximo das outras versões da S10 que já testamos. Com a mesma calibragem da S10 High Country, os 200 cv de potência e a força (torque) de 51 kgfm do motor 1.8 turbo diesel, garantiram bom desempenho à picape Chevrolet. O câmbio automático de seis velocidades é silencioso e a troca de marchas praticamente imperceptíveis.
No transito urbano sobrou potência e força à S10 Z71 e, como a jornalista constato, o visual chamou a atenção e o porte robusto impôs respeito. Com quase de 5,5 metros de comprimento e mais de duas toneladas, a picape rodou tranquila. A direção elétrica e a câmera de ré ajudaram nas manobras de estacionamento.
Nas rodovias, como na BR 290 e BR 101 ou na Estrada do Mar, não foi diferente. Sempre sobrou potência e força. As respostas do conjunto propulsor foram rápidas, o que garantiu ultrapassagens seguras em estradas de pista simples.
A suspensão macia e firme isolou as irregularidades do pavimento e transmitiu pouca vibração para o interior. Nas velocidades mais elevadas e trechos sinuosos, a oscilação foi mínima com a picape apenas com condutor e acompanhante e caçamba vazia.
As rodas de 18 polegadas e os pneus todo terreno 265/60 R18 garantiram perfeita rodagem na terra e na beira da praia, dispensando o uso da tração 4x4. Mas como no paralelepípedo, a suspensão sentiu as irregularidades.
O consumo de combustível ficou próximo ao do padrão Inmetro de 8,3 km/l na cidade e de 10,6 km/l na estrada. Nas ruas, conforme o fluxo, nossas medias variaram de 82, km/l a 9,5 km/l. Nas rodovias, em velocidade constante, ficaram de 12,1 lm/l a 14,2 km/l, a 80 km/l, e de 11 km/l a 12,1 km/l, a 110 km/l.
Conclusão
Para quem se identifica com valores do campo e enxerga até mesmo a versão como parte de um estilo de vida, a S10 Z71 é uma opção perfeita. De maneira geral, durante nosso test-drive, como Priscila ponderou, a picape Chevrolet mostrou por que é reconhecida. Bastou acelerar para soltar sua potência e força e encarar qualquer terreno. Como sempre, o uso e a relação custo/benefício devem ser avaliados na decisão de compra.
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