O Civic 2023 avançou na sofisticação, propulsão e tecnologia. Maior, mais comprido e largo, na 11ª geração, o sedã Honda chega ao Brasil na versão híbrida que combina dois motores elétricos e um 2.0 aspirado a gasolina. Trocou o visual e o interior ousados e agressivos por linhas elegantes que remetem a um sedã tradicional, conservador, familiar. Importado da Tailândia, o Honda Civic Híbrido 2023 tem preço público sugerido de R$ 244.900.
O conjunto propulsor híbrido, os recursos eletrônicos de auxilio à condução e o baixo consumo de combustível, comparável ao de um carro popular, personalizam o novo Civic. Para a Honda, o desenvolvimento do novo sedã acompanhou o conceito em que a tecnologia e o design devem trabalhar em sintonia para estar a serviço do motorista e passageiros.
Os faróis afilados full LED, as luzes diurnas (DRL) e as lanternas em LED separadas destacam a frente e as linhas do para-choque. O capô mais baixo e a ampla área envidraçada criam um conjunto que dá a impressão de o Civic ser maior.
As rodas de 17 polegadas são de liga leve com pneus 215/50R 17 91V. Na traseira, as generosas lanternas também são em LED.
Com 4,679 metros de comprimento, o sedã cresceu 4,2 centímetros. A largura de 1,802 metro e a altura de 1,432 metro são as mesmas. A distância entre eixos aumentou 3,5 centímetros e passou para 2,735 metros, o que ampliou o espaço interno. O porta-malas leva 495 litros.
Interior e conectividade
O interior destaca as linhas horizontais do painel, o quadro de instrumentos e os difusores de ar ocultos. O console central inclui porta-copos ao lado das teclas de comando da câmbio e espaço para recarrega do celular por indução.
Tem acesso por aproximação, partida por botão e volante multifuncional. O quadro digital de instrumentos de 10,2 polegadas é colorido e personalizável. Mostra diversas informações do gerenciamento do veículo e do sistema híbrido com nível de energia armazenado/regenerado e gráfico do fluxo de energia do conjunto propulsor em tempo real.
A multimídia com tela de nove polegadas sensível ao toque e comando por voz é intuitiva e tem navegação integrada. Interativa com Android Auto, Apple Car Play e aplicativos, também comanda funções como sistema de áudio. Os bancos dianteiros têm comandos elétricos. O ar-condicionado é de duas zonas com difusores frontais camuflados. O banco traseiro tem encosto rebatível, difusores de ar e portas USB. O teto solar tem acionamento elétrico.
Três motores
O conjunto propulsor combina o motor elétrico de 184 cv e força (torque) de 32,1 kgfm com o 2.0 a gasolina de 143 cv e 19,1 kgfm. O segundo motor elétrico é gerador de energia para o conjunto de baterias de íons de lítio, posicionado sob o assento do banco traseiro.
O sistema e:HEV tem três modos de condução - EV Drive 100% elétrico, Hybrid Drive elétrico e combustão e Engine Drive somente combustão. Este último atua em situações de velocidades mais altas. O condutor conta ainda com o Drive Mode, que permite a seleção entre Normal, Sport, Eco e Individual.
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem, o consumo é de 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada. O nível de eficiência energética é de 1,21 MJ/km.
Apoio à condução
O sistema de segurança Honda Sensing reúne recursos de auxilio à condução como controle eletrônico de velocidade adaptativo, estabilidade e tração, sistemas de frenagem para mitigação de colisão (detecta e identifica pedestres e veículos), de assistência de permanência em faixa e de mitigação de evasão de pista.
Com oito airbags - frontais, de cortina e quatro laterais -, o Civic conta ainda com assistente de partida em rampa, acionamento de luzes de emergência em frenagens severas, alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré multivisão e sensores de estacionamento na dianteira e na traseira, entre outros recursos.
O myHonda Connect reúne informação, segurança e controle do veículo por aplicativo no celular. São notificação de segurança (acidente), detecção remota de falha, localização do veículo estacionado, verificação remota das portas, janelas, luzes e calibragem dos pneus, além do diagnóstico geral. Permite ainda operação remota do ar-condicionado, ligar o motor, destravar e travar portas e acionar buzinas e luzes, entre outros.
O myHonda Connect tem dois pacotes. O primeiro, gratuito, basta baixar o aplicativo. O Plus será pago e terá acesso a todas as funcionalidades. Inicialmente, o Pacote Plus será gratuito, oferecido pela Honda por um ano de degustação.
Branco Topázio e preto Cristal (perolizadas) e cinza Basalto e prata Platinum (metálicas) são as cores disponíveis do Civic híbrido. O branco Topazio terá o interior cinza claro e nas demais cores o acabamento será na cor preta.
A garantia do Civic Híbrido é de três anos sem limite de quilometragem e do conjunto elétrico (baterias e motores) de oito anos ou 160 mil quilômetros.