O status do Cronus avançou. O câmbio automático continuo variável (CVT) revigorou o sedã compacto Fiat. A versão 1.3 Precision AT têm mais conforto e melhor desempenho sem comprometer o consumo de combustível. Rodamos 800 quilômetros com a configuração topo de linha Fiat Cronos 1.3 Precision AT que tem preço de R$ 106.790.
Os aperfeiçoamentos visuais, no interior e, principalmente no conjunto propulsor garantiram ao Cronos 2023 condições para disputar o concorrido segmento de sedãs compactos. A venda saltou de pouco mais de 27 mil unidades em 2021 para quase 42 mil no ano passado.
A grade frontal com nova colmeia interna e dois frisos horizontais, as rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/55 R16 valorizaram as linhas marcadas por vincos. O grupo óptico destacou os faróis, as luzes diurnas (DRL) em LED e os auxiliares de neblina. As lanternas traseiras são em LED.
O acesso é por aproximação, a direção com assistência elétrica e a partida por botão.
O volante é multifuncional revestido em couro e tem regulagem de altura.
O quadro de instrumentos analógico digital tem tela de 3,5 polegadas com computador de bordo e diversas informações como pressão dos pneus e até data da revisão.
Conectividade e conforto
O multimídia Uconnect com tela de sete polegadas sensível ao toque e comando por voz é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos. A tela mostra também a imagem da câmera de ré e o Uconnect tem entradas USB dianteira e traseira. O ar-condicionado é automático digital e os bancos traseiros bi-partidos 60/40.
Com 4,364 metros de comprimento, 1,728 m de largura e 1,513 m de altura, a distância entre eixos de 2,521 m garante bom espaço interno. A frente acomoda bem o condutor e acompanhante e atrás três adultos mas com menor conforto para o passageiro no assento do meio. O generoso porta-malas, maior do que os de alguns sedãs médios, leva 525 litros, o suficiente para a bagagem dos amigos ou da família.
Bom nas ruas e estradas
O Cronos Precision compartilha o conjunto propulsor que equipa as versões mais sofisticadas do utilitário esportivo Pulse e a picape Strada. O novo câmbio tipo CVT com três modos de condução - automático, manual, com troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante, e Sport, que atua sobre o motor e câmbio.
O desempenho do Cronos Precision foi valorizado pela combinação perfeita do conjunto propulsor. A configuração com câmbio automático avançou em relação às outras versões do sedã compacto que já testamos. Em especial pelo conforto da condução na cidade e pelo comportamento em rodovias de velocidade mais elevada sem comprometer o consumo de combustível.
Os 98 cv e força (torque) de 13,2 kgfm (gasolina) a 101 cv e 13,7 kgfm (etanol) foram bem distribuídos pelo câmbio CVT que simula sete velocidades. O Cronos rodou tranquilo nas ruas e estradas, enfrentou os congestionamentos comuns no trânsito urbano, e acompanhou o fluxo nas estradas. Sobrou acelerador em percursos mais rápidos como na autoestrada BR/290, entre Porto Alegre e Osório, ou na BR/101 até Torres.
Para quem gosta de aproveitar a potência e força do conjunto propulsor, basta acionar o modo Sport. O acelerador fica mais sensível e o motor atua em rotações mais elevadas. A opção também garantiu ultrapassagens mais rápidas e seguras, principalmente em estradas de pista simples.
A boa suspensão do Cronos repetiu o acerto das demais versões que testamos. O conforto foi independente do tipo de piso, inclusive para os ocupantes do banco traseiro. `
O baixo nível de ruído interno aumentou acompanhando a rotação do motor, principalmente no modo Sport.
Firme, para garantir o comportamento dinâmico seguro, a suspensão absorveu as irregularidades do pavimento irregular, das lombadas e dos quebra-molas, comuns nas nossas ruas e estradas, sem transmitir vibrações para o interior. A estabilidade foi perfeita mesmo nas curvas mais acentuadas. A resposta precisa de direção elétrica e os pneus 195/55 R16 ajudaram e comportamento foi praticamente neutro.
Pelo Inmetro, o consumo do Cronos é de 9,3 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol e 13,4km/l e 14,9km/l com gasolina. Rodando com gasolina, durante nosso teste, as médias variaram de 11,1 km/l a 15,2 km/l na cidade e, na estrada, em velocidade constante, de 18,3 km/l a 21,3 km/l, a 80 km\h, e de 13,6 km/l a 18,1 km/l a 110 km/h.
Conclusão
O Cronos Precision 1.3 AT mantém o conforto, o espaço e o acabamento de outras versões do sedã compacto Fiat que já testamos. Na versão topo de linha, o novo conjunto propulsor faz a diferença sem comprometer o consumo de combustível. A condução e o desempenho melhoraram acompanhando o bom comportamento dinâmico. O generoso porta-malas de 520 litros é um forte apelo para quem costuma viajar com amigos ou a família. Como sempre, na decisão de compra, devem ser avaliados os objetivos, o uso e a relação às demais versões do Cronos e concorrentes. Até porque o modelo é um dos sedãs automáticos de menor preço no pais.