Com PRISCILA NUNES / Especial
O potente conjunto propulsor, o conforto, o espaço e o ótimo acabamento interno aliados aos avançados recursos eletrônicos garantem ao Equinox o conceito de um crossover médio premium. O Chevrolet enfrenta os concorrentes, principalmente os alemães, como o modelo mais potente do seu segmento. Foi perfeito nos 700 quilômetros que rodamos. O Chevrolet Equinox Premier custa R$ 149.900.
Típico carro norte-americano, robusto, porte avantajado, foi tranquilo dirigir o Equinox na cidade. Ótimo conforto, sobra potência e os recursos eletrônicos facilitam a condução. Até pelas dimensões, impõem respeito nas ruas e nas estradas.
A jornalista Priscila Nunes que dividiu comigo a condução do crossover fabricado no México, o definiu como a perfeita combinação de conforto, segurança e modernidade como a abertura das portas por aproximação, a partida por botão ou o acionamento do porta-malas por sensor de movimento e a vibração do assento do banco do motorista por desvio de faixa.
- O utilitário esportivo chamou a atenção nas ruas pelo tamanho e por ser novidade. Meu primeiro contato foi em Porto Alegre, com ampla visão externa, o carro mostrou boa desenvoltura em curvas e passagens por buracos nas vias, que por sinal foram vários. Às vezes desviamos, mas também precisamos passar por cima pelo elevado movimento na faixa contrária.
Sobre os detalhes, Priscila destaca a qualidade do acabamento interno com materiais macios ao toque e os bancos revestidos em couro de duas cores. Para ela, o ar-condicionado foi eficiente e, por ser de duas zonas, “bom, pois às vezes queríamos uma temperatura diferente e não teve "brigas" com o motorista (risos).
O sistema de som Boose foi aprovado, “uma das partes importante do carro pela qualidade. Também gostei da facilidade de lidar com a central multimídia o MyLink com tela de oito polegadas sensível ao toque e que conectei com o smartphone pelo sistema Carplay”.
Para a editora multimídia, o teto solar panorâmico deixou o crossover charmoso além de facilitar a luminosidade interna. Ela valorizou o ajuste elétrico no banco do motorista. “Com duas memórias, quando trocava a condução com o Gilberto, era só acionar um botão para acertar os ajustes”.
Priscila preferiu dirigir durante o dia, mas gostou dos faróis adaptativos em LED que à noite melhorou a visibilidade, evitaram ofuscar a visão dos motoristas da pista contrária e visualmente ficaram mais sofisticados.
Nas ruas, apesar do tamanho e dos 1.700 quilos, as reações do 2.0 turbo e injeção direta de gasolina foram adequadas. Foi perfeita a distribuição dos 262 cv e força (torque) de 37 kgfm pela transmissão automática de nove velocidades e a tração integral adaptativa. A troca de marchas foi imperceptível na cidade e na estrada. A câmera de ré e sensores facilitam o estacionamento, mas o condutor pode deixar a manobra para o assistente de estacionamento.
De acordo com dados do Inmetro, o crossover percorre 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada, números que variaram durante nossa avaliação. No trânsito urbano, as médias ficaram entre 7,9 km/l a 11,3 km/l conforme o fluxo. Na estrada, a velocidade constante de 80 km/h, o Equinox percorreu de 13,5 km/l a 18,1 km/l. Já a 110 km/l, as médias caíram para de 11, 6 km/l a 12,9 km/l. Conforme a montadora, o crossover acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e tem a velocidade máxima limitada eletronicamente em 210 km/h.
Com potência de sobra na cidade, para quem gosta de dirigir, o Equinox foi perfeito na estrada. Os recursos eletrônicos auxiliaram a condução e o crossover rodou como um carro de passeio. Bem ajustada, a direção com assistência elétrica progressiva foi precisa nas respostas. Os assistentes de tráfego cruzado (ponto cego) e de partida em rampa complementaram os recursos eletrônicos.
A suspensão independente nas quatro rodas, a traseira tipo multitlynk, enfrentou o pavimento irregular, buracos e quebra-molas sem comprometer o conforto e a segurança. O sistema de tração integral adaptativa, os controles de estabilidade e tração e o assistente de permanência em faixa ajudaram superar curvas acentuadas em velocidades elevadas com reduzida inclinação da carroceria apesar das dimensões do utilitário esportivo.
Os 4,652 metros comprimento, 2,105 m de largura, 1,695 m de altura e entre-eixos de 2,725 m garantem generoso espaço interno. O Equinox acomoda bem cinco ocupantes e bagagens. O porta-malas leva de 468 a 1.627 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Como a Priscila destacou, o acabamento interno remete ao Cruze, valorizado pelo uso de materiais macios, couro perfurado e detalhes em metal acetinado que contrastam com o plástico rígido. O nível de ruído interno é reduzido.
O Equinox conta com volante multifuncional, central multimídia de oito polegadas sensível ao toque, câmera de ré, pareamento com os sistemas Android Auto e CarPlay, recarga do celular por indução (sem fio), seis airbags – frontais, laterais e de cortina -, e sistemas de frenagem automático de emergência e OnStar, entre outros.
Conclusão: Típico carro norte-americano, o Equinox Premier conta com potente conjunto propulsor e ótima suspensão para rodar nas ruas e estradas. Generoso espaço, bem equipado e avançados recursos eletrônicos, o crossover Chevrolet tem preço competitivo e adequada relação custo/benefício.