O sonho já é antigo. A passagem da seleção uruguaia pelo CT Luiz Carvalho e pela Arena no ano passado serviu para criar um grande desejo no torcedor e aproximar o atacante uruguaio Cavani do Grêmio. A simpatia se mostrou recíproca e, um ano depois, há quase uma histeria coletiva em meio à indefinição do futuro do jogador. Em meio a negativas de uma diretoria que buscou uma aproximação, lógicas financeiras que não permitem um negócio e até desejo confirmado do profissional em permanecer na Europa, a chama não se apagou e o dia dos 117 anos do clube significa a última esperança tricolor.
Não se tem comparação nos últimos anos de uma notícia com tantas especulações, versões, boatos e informações como a da possível contratação de Cavani pelo Grêmio. Parece que nem a diretoria do Grêmio, sempre sensata, acredita nas suas palavras que descartam a negociação. A torcida ainda acredita que está sendo enganada para ser surpreendida no dia do aniversário com seu presente mais desejado. O coração dos gremistas alimenta até o último minuto deste dia 15 de setembro e expectativa do twitter do clube ou de uma entrevista de Romildo Bolzan confirmarem a boa nova.
Cavani já teve passagem marcada para Porto Alegre, mesmo com o aeroporto fechado para voos internacionais; já teria falado com amigos em sua fazenda; viria por via terrestre pelo fato de estar próximo; enfim... Estaria a caminho. Informações, muitas delas verídicas, vinham de todos os lados, sejam as oficiais do clube, como de amigos dos amigos, companheiros de criação de cavalos ou até em redes sociais, como se deu a conversa com um jovem crioulista de Santa Cruz do Sul. Nunca houve um "não" com voz forte, letras maiúsculas ou soco na mesa. Este é o maior motivo para o sonho persistir e ter seu momento decisivo no dia dos 117 anos do Grêmio.
A data é para ser saudada pela grandeza da instituição. O Grêmio tem um tamanho que permite ao seu torcedor sonhar com um dos melhores atacantes do mundo, ainda que a situação financeira não indique isto. Tudo é fruto da paixão e ela foi muito bem provocada nos últimos dias, tendo hoje a data final para seu sonho uruguaio, pelo menos por enquanto.