Renato Portaluppi revelou publicamente que o Grêmio está em busca de um lateral-esquerdo e de um atacante. O técnico, porém, tem suas atenções para outras posições e pode indicar reforços para a diretoria gremista visando o Brasileirão. O meia Robinho, que está se desvinculando do Cruzeiro e que não aparece mais no site do clube, passou a ser uma opção de mercado.
Segundo fontes ligadas ao jogador, já houve uma consulta por parte de Renato, algo que não foi confirmado pelo treinador. De outros tempos, entretanto, já se sabe da admiração do técnico gremista pelo meia paranaense de 32 anos. Desde o mês de junho, Robinho está tentando seu desligamento em definitivo do clube mineiro, mas ainda há um impasse na recisão. É isto que vem sendo acompanhado pelo Grêmio para uma possível formalização de interesse. No ano passado, quando foi cogitada uma troca entre Grêmio e Cruzeiro envolvendo Luan, o nome do meia cruzeirense foi cogitado.
Robinho está no Cruzeiro desde 2016, quando deixou o Palmeiras. Em Minas Gerais participou das campanhas vitoriosas da Copa do Brasil em 2017 e 2018. Ele já havia sido campeão desta competição no time palmeirense em 2015. O meia surgiu nas categorias de base do Inter, onde atuou de 2001 a 2005. Como profissional, sua primeira equipe foi o Varginha, mas ganhou destaque passando por Mogi-Mirim, Santos e posteriormente no Coritiba, entre 2012 e 2014, transferindo-se depois para o Palmeiras.
A característica principal do meia é a ofensividade. Robinho chama a atenção pela busca do gol e das combinações evitando o brible, mas com velocidade no passe curto. Em São Paulo ganhou a idolatria da torcida palmeirense ao fazer gols por cobertura no ex-goleiro são-paulino Rogério Ceni. No Cruzeiro, no ano passado, o jogador sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo no jogo contra o Grêmio na Arena pelo Brasileirão. Ele foi obrigado a fazer uma cirurgia para recompor os ligamentos e voltou a jogar em 2020, tendo atuado em apenas uma partida.