Foram quase cinco meses de espera para que a bola voltasse a rolar nos estádios da Capital. O calendário estava em 15 de março quando a dupla Gre-Nal atuou em Porto Alegre pela última vez. E, quando o Gauchão retornou há três semanas, considerando o alto número de contágio pelo coronavírus, a prefeitura vetou a realização de partidas de futebol na cidade. Mas, neste domingo (2), Inter e Grêmio puderam se reencontrar com suas casas.
O Colorado entrou em campo mais cedo e, no Beira-Rio, goleou o Esportivo. Horas depois, o Tricolor conseguiu superar o Novo Hamburgo e, apesar do susto, também se classificou à final do segundo turno. Mais do que eventos esportivos, os jogos deste fim de semana foram encarados como um teste pelas autoridades locais. Por isso, GaúchaZH elaborou uma lista sobre o que deu certo e o que deu errado na volta do futebol à capital do Rio Grande do Sul. Confira:
Certo
Bons gramados
Os anseios do técnico colorado Eduardo Coudet foram atendidos e, com um bom gramado à disposição, o Inter atropelou seu adversário, marcando três gols em menos de 15 minutos. Até mesmo o Grêmio, que levou um susto, também conseguiu praticar seu jogo sem problemas e, quando concentrado, fez dois gols em sequência. Portanto, o principal ganho de jogar na Capital foi com relação às condições dos campos.
Clima de jogo
Como já havia acontecido nos jogos pelo Interior, atendendo ao protocolo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), não houve público nas arquibancadas. Ainda assim, Beira-Rio e Arena não ficaram em silêncio. Os dois clubes mandantes ornamentaram as cadeiras, com direito a trapos, homenagem aos torcedores e até mosaico. Além disso, as caixas de som dos estádios rodaram os cânticos das torcidas organizadas, criando um ambiente de jogo dentro do possível.
Sem aglomerações
Embora Porto Alegre tenha registrado aglomerações no domingo, elas aconteceram na zona sul, como no calçadão de Ipanema. Portanto, não teve relação alguma com as partidas. Nem mesmo o entorno dos estádios, o que era um temor das autoridades, apresentou movimentação de torcedores.
Errado
Definição em cima da hora
Para que os jogos fossem sediados na Capital, foram necessárias duas reuniões com a prefeitura e um clima de suspense que perdurou até a sexta-feira. Em dúvida sobre a liberação de Arena e Beira-Rio, Grêmio e Inter chegaram inclusive a preparar o investimento em geradores para montar uma iluminação artificial nos CTs de Eldorado do Sul e Alvorada. No final das contas, o aval foi dado.
Liberação provisória
Apesar de todo o tempo de espera, a decisão da prefeitura foi liberar o futebol em Porto Alegre de maneira provisória, apenas para os dois jogos de domingo. Ou seja, para que a cidade receba a final, na próxima quarta-feira, o chefe do executivo municipal terá de se manifestar outra vez. Entretanto, pela ausência de fatos negativos ligados às partidas, a permissão deve ser dada de maneira definitiva.