A Copa do Mundo Feminina será marcada por inovações em diversas áreas. Uma delas diz respeito ao material de trabalho das atletas: as chuteiras. Pela segunda vez, uma fornecedora esportiva anunciou o lançamento de um modelo exclusivo para a anatomia dos pés das mulheres.
O mais novo calçado para o futebol de campo foi desenvolvido pela Nike e leva o nome de Phantom Luna. O modelo tem como propósito suavizar a tração rotacional, ajudando as atletas a se moverem com maior agilidade. Uma jogadora de elite, por exemplo, pode correr mais de 11 km ao longo de uma partida de 90 minutos. As mudanças de direção podem ser determinantes para o futuro da partida.
Além disso, em média, os pés das mulheres são menores do que os dos homens. Por isso, segundo a fornecedora, há necessidade de mais regiões de toque na bola, para garantir o controle e precisão do passe. No modelo, também foi aplicada uma recente inovação da marca para tornar a chuteira mais macia e flexível.
Para a criação do produto foram mais de dois anos de estudo entre pesquisas, testes e design. Segundo Elysia Davis, pesquisadora-chefe do laboratório de pesquisa esportiva da marca, as mulheres estiveram no centro do processo durante toda a produção.
— A Nike oferece uma chuteira que foi cuidadosamente desenhada para elas, trazendo um novo padrão circular de travas, assim como ajuste. Ela ajuda as atletas a se moverem com precisão e confiança quando estão em campo.
A Copa da Austrália e Nova Zelândia será a primeira com marcas ofertando este tipo de produto. Em 2020, a Ida Sports, marca australiana, lançou chuteiras com o mesmo propósito para as jogadoras.