Neste domingo (20), a Inglaterra terá a oportunidade de conquistar o título da Copa do Mundo Feminina pela primeira vez em sua história. O protagonismo conquistado pelas inglesas nos últimos tempos tem um nome em evidência, o da técnica Sarina Wiegman. Inclusive, ela já é cotada para assumir a seleção masculina na vaga de Gareth Southgate.
A jornada com a seleção da Inglaterra iniciou em 2021. Ela havia deixado o cargo na Holanda após a queda nas quartas de final da Olimpíada de Tóquio. Em seguida, ela assumiu o comando da equipe inglesa. Por lá, os principais triunfos nos últimos dois anos foram a conquista da Eurocopa, em 2022, e o título da Finalíssima Feminina, contra o Brasil, nos pênaltis, neste ano.
Nesta Copa do Mundo, a qualidade do trabalho de Sarina ficou ainda mais evidenciado. A treinadora perdeu peças importantíssimas em relação à conquista da Euro, como a capitã Leah Williamson e artilheira Beth Mead, ambas lesionadas. Precisou encontrar novas alternativas e teve como destaque o protagonismo de Lauren James.
Mesmo sem grandes atuações, atingiu os resultados necessários. Classificou na primeira colocação da chave, com 100% de aproveitamento, encarou decisão de pênaltis contra a Nigéria e conquistou uma virada sobre a Colômbia nas quartas.
Na semifinal, já sem Lauren James, que já estava suspensa por dois jogos, fez sua melhor partida sobre a Austrália: vitória por 3 a 1 e a classificação inédita à final. O resultado garantiu um feito individual à treinadora: tornou-se a primeira a chegar em duas finais seguidas com equipes diferentes.
A ex-meio-campista, que se aposentou em 2003, recebeu a licença de treinadora em 2016, quando tornou-se a primeira mulher a trabalhar como técnica em um time de futebol profissional holandês. Agora, ela já é cotada a alçar novos voos.
Nesta semana, Mark Bullingham, executivo da Associação de Futebol Inglês, em entrevista à ESPN inglesa, afirmou que Sarina é considerada como substituta para o cargo de treinadora na seleção masculina. Southgate tem contrato com a Inglaterra até o final da Euro do ano que vem.