A Inglaterra disputará pela primeira vez a final da Copa do Mundo Feminina. Favoritas ao título desde o início do torneio, as inglesas passaram pela Austrália, nesta quarta-feira (16), no Estádio Olímpico de Sydney, com uma vitória por 3 a 1. Ella Toone, Lauren Hemp e Alessia Russo fizeram os gols da classificação. Sam Kerr descontou para as anfitriãs.
Assim, as inglesas enfrentarão a Espanha, que passou pela Suécia, na grande decisão, marcada para domingo (20), às 7h, no Estádio Olímpico de Sydney. As duas seleções chegam de forma inédita à disputa do título.
Sem a estrela Lauren James, cumprindo dois jogos de suspensão por falta cometida nas oitavas de final, a técnica Sarina Wiegman voltou a apostar em Ella Toone entre as titulares. A camisa 10 assumiu o protagonismo e, aos 35 minutos, abriu o placar. Na grande área, Alessia Russo cruzou rasteiro para que Toone mandasse com o pé direito para o fundo das redes.
As anfitriãs, empurradas pela força das arquibancadas, buscaram a igualdade no início da segunda etapa. Aos 17 minutos, Sam Kerr avançou em velocidade pela direita e, na entrada da grande área, arriscou em gol. Mary Earps se esticou, mas nada pôde fazer para impedir o golaço da craque australiana.
A etapa complementar começava a ficar mais movimentada, com os dois lados correndo contra o tempo para garantir a classificação. As donas da casa recorriam ao protagonismo de Sam Kerr. Enquanto a Inglaterra tinha em Lauren Hemp e Alessia Russo suas melhores oportunidades.
E foram, justamente, as duas que decidiram a classificação inglesa. Aos 25, após falha da defesa australiana na área, Hemp arrumou espaço para finalizar rasteiro entre as marcadoras e vencer Arnold: 2 a 1.
Aos 41, a classificação foi selada. Em contra-ataque rápido, Hemp serviu Alessia Russo. A atacante chutou cruzado na saída da goleira australiana e marcou o terceiro da Inglaterra. A vaga inédita à final estava garantida.