A Espanha está na final da Copa do Mundo Feminina pela primeira vez. A classificação histórica veio nesta terça-feira (15), no Estádio Eden Park, na Nova Zelândia, com a vitória por 2 a 1 sobre a Suécia. Os gols espanhóis foram marcados por Paralluelo e Carmona. As suecas descontaram com Blomqvist.
Melhor no jogo, a seleção espanhola tinha a posse de bola, trocava mais passes e chegava mais à área sueca, mas não conseguia converter as finalizações em gols. Até que, mais uma vez, o técnico Jorge Vilda recorreu à estrela de Paralluelo, que estava no banco de reservas.
A jovem atleta, de 19 anos, entrou em campo no lugar da melhor do mundo, Alexia Putellas, e, mais uma vez, decidiu. Aos 35 minutos do segundo tempo, Hermoso cruzou à área, a defesa sueca afastou mal e sobrou para que Paralluelo finalizasse rasteiro, no canto esquerdo de Musovic: 1 a 0.
Quando a situação parecia definida, no entanto, a Suécia buscou a igualdade. Após cruzamento à área, Hurtig ajeitou de cabeça para que Blomqvist, sozinha, tivesse calma para finalizar de chapa e deixar tudo igual, aos 42 minutos.
As suecas, porém, não tiveram muito tempo para comemorar. Aos 44, veio a confirmação da classificação espanhola. Olga Carmona finalizou, da entrada da grande área, a bola chegou a bater no travessão, mas morreu no fundo das redes, para desespero da goleira Musovic. A classificação inédita estava selada.
Agora, a Espanha aguarda o vencedor do duelo entre Austrália e Inglaterra para conhecer seu adversário na grande decisão. As duas seleções se enfrentam nesta quarta-feira (16), às 7h, no Estádio Olímpico de Sydney. A final está marcada para sábado (19), às 5h, no Estádio de Brisbane.