Na melhor campanha da Seleção Brasileira, em 2007, quando conquistou o vice-campeonato, a equipe contava com 13 atletas que jogavam no Brasil. Agora, na nona edição da Copa do Mundo Feminina, com 26 convocadas (3 são suplentes), oito jogadoras atuam em times do país. GZH apresenta a lista completa e o retrospecto de outras edições da competição.
No Brasil
- Aline Gomes (suplente) - Ferroviária
- Bia Zaneratto - Palmeiras
- Camila - Santos
- Duda Sampaio - Corinthians
- Bárbara - Flamengo
- Letícia - Corinthians
- Luana Bertolucci - Corinthians
- Tamires - Corinthians
No exterior
- Adriana - Orlando Pride-EUA
- Ana Vitória - Benfica-POR
- Andressa Alves - Roma
- Angelina (suplente) - OL Reign
- Ary Borges - Racing Louisville-EUA
- Antonia - Levante UD-Esp
- Bruninha - NY Gotham-EUA
- Debinha - Kansas City-EUA
- Gabi Nunes - Madri CFF
- Geyse - Barcelona-ESP
- Kathellen - Real Madrid-Esp
- Kerolin - North Carolina Courage-EUA
- Lauren - Madrid CFF-ESP
- Marta - Orlando Pride-EUA
- Mônica - Madrid CFF-ESP*
- Nicole - Benfica-POR
- Rafaelle - Arsenal-ING
- Tainara (suplente) - Bayern de Munique
* Mônica é única gaúcha a fazer parte do elenco brasileiro nesta edição do torneio
Copa do Mundo da França (2019)
Na oitava edição da competição, a Seleção ainda estava sob o comando de Vadão, que convocou 23 atletas, sendo que destas, sete atuavam no Brasil. A zagueira Fabiana, jogadora do Inter na época, foi a única representante da dupla Gre-Nal.
Também foi a partir desta convocação que a lista do elenco passou a ser apresentada em um evento. Antes, a lista era divulgada apenas no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Copa do Canadá (2015)
O cenário em 2015 era bem diferente. Das 23 convocadas para a Copa do Mundo realizada no Canadá, apenas três atuavam em times estrangeiros, sendo elas, Marta (Rosengård - Suécia), Bia Zaneratto (Red Angels - Coreia do Sul) e Rafinha (Boston Breakers - EUA).
Copa do Mundo da Alemanha (2011)
O Brasil que integrava o Grupo D, junto com Austrália, Noruega e Guiné Equatorial, e tinha o Kleiton Lima como técnico, convocou 25 jogadoras, mas apenas 21 participariam da Copa do Mundo. Destas 25 jogadoras, 21 atuavam em times nacionais.
Copa do Mundo da China (2007)
A edição de 2007 foi marcante para a Seleção Brasileira, terminou com Marta como artilheira e o vice-campeonato do Brasil. O elenco dessa campanha épica foi formado por 13 jogadoras que atuavam no país e oito que integravam equipes estrangeiras.
Copa do Mundo dos Estados Unidos (2003)
Ano em que Marta, com 17 anos, marcou o seu primeiro gol na Seleção. Aliás, com 20 convocadas, também tivemos a estreia do trio mágico composto por Marta, Formiga e Cristiane. E, destas 20 atletas, 10 atuavam no Brasil.
Copa do Mundo dos Estados Unidos (1999)
Ao todo, 20 atletas fizeram parte da conquista do terceiro lugar no Mundial, entre elas estavam as gaúchas Marlisa Wahlbrink (goleira) e Raquel Noronha (meio-campista. Onze jogadoras atuava em times nacionais e nove aparecem sem registro de clube.
Copa do Mundo da Suécia (1995)
Na segunda edição da competição, a Seleção estava sob o comando do técnico Ademar Fonseca, mais conhecido como Dema, que convocou 20 atletas e, destas, 15 aparecem sem clube de atuação e as outras cinco integravam equipes nacionais.
Copa do Mundo da China (1991)
Como a única representante da América do Sul, a Seleção Brasileira, sob o comando do técnico Fernando Pires, teve 18 atletas convocadas. A grande maioria das jogadoras, mais precisamente 16, atuavam pelo Esporte Clube Radar, clube pioneiro no futebol feminino no Brasil.
Confira a primeira convocação da Seleção Brasileira para Copa, em 1991
Goleiras
- Lica (In memoriam)
- Simone (In memoriam)
- Meg
- Miriam
Laterais
- Marisa
- Fanta
- Suzana
- Rosa
Zagueiras
- Elane
- Suzy
- Sandra
- Solange (Soró)
- Dai
Meio-campistas
- Lúcia Feitosa (Lucy Alves)
- Pelezinha
- Marcinha
- Fia Paulista
- Fia Carioca
- Russa
- Sissi
- Márcia Taffarel
- Cenira
- Danda
Atacantes
- Cebola
- Roseli
- Michael Jackson
- Flordelis
- Adriana
- Nalvinha
- Pretinha