Natural de Porto Alegre, a zagueira Mônica Hickmann foi uma das surpresas na lista de convocadas da técnica Pia Sundhage, divulgada nesta terça-feira (27), para a Copa do Mundo. Aos 36 anos, a gaúcha, que defende atualmente o Madrid CFF, da Espanha, não fez parte do ciclo comandado pela treinadora sueca, mas irá disputar o seu terceiro Mundial.
Torcedora do Grêmio, foi no Inter que Mônica deu os primeiros passos. A trajetória iniciou no time sub-17, na década de 2000. Pelo Colorado, participou da conquista de um Campeonato Gaúcho.
— (O futebol feminino do Inter) Era bem consistente, tinha seu departamento próprio, bem organizado. O (time) principal tinha carteira assinada. Fiz (teste) no Grêmio primeiro, pois é o time do meu coração. Mas, infelizmente, não deu certo. Fui tentar no Inter e as portas se abriram. Era o caminho — destacou Mônica, em 2019, em entrevista à RBS TV.
Depois da passagem pelo Colorado, a jogadora foi para o Marília, no interior de São Paulo. Na base, foi campeã sul-americana sub-20, em 2006, pelo Brasil. A experiência no futebol europeu começou em 2007, no Neulengbach, da Áustria.
Ao mesmo tempo em que se destacava nos gramados do Exterior, a história na Seleção Brasileira começava a ganhar novos capítulos. Depois de um período sem ser lembrada, voltou em 2014, fazendo parte do elenco vencedor do Pan-Americano de Toronto, em 2015, e das Copas América, em 2014 e em 2018.
— Foi uma surpresa extremamente positiva. A Mônica conseguiu mudar os conceitos da Pia sobre ela. É uma atleta de grupo, com liderança. Eu me emociono porque ela foi uma menina que começou na minha escola. Fico muito feliz por estar nesse grupo — ressaltou Duda Luizelli, ex-coordenadora de seleções femininas da CBF.
No futebol brasileiro, Mônica atuou também por Ferroviária, Flamengo e Corinthians. Foi a primeira atleta do país a atuar pelo Orlando Pride, dos Estados Unidos. Ainda jogou no Adelaide United, da Austrália, e no Atlético de Madrid, da Espanha. Pela Seleção Brasileira, são 64 partidas realizadas, com nove gols anotados.