Aos 37 anos, Marta vem, aos poucos, traçando os novos passos da carreira e da vida pessoal. Depois de anunciar que disputará sua última Copa do Mundo, revelou que planeja uma pausa no futebol para realizar um sonho antigo: o de ser mãe. A declaração foi divulgada em entrevista ao Esporte Espetacular, da Rede Globo.
— Eu sempre tive esse desejo, essa vontade. Eu não tenho nenhuma foto de quando eu era bebê, pela dificuldade da minha família, minha mãe criou a gente sozinha, com quatro filhos, não tinha condições. O que eu tenho de quando criança é com nove, oito anos. Então, às vezes, eu tento imaginar como eu era quando criança. E também pelo fato de eu gostar muito de criança. Apesar de teoricamente ser mãe dos meus sobrinhos, da galera toda lá de casa, mas meu mesmo olhar assim e me ver de alguma maneira — contou durante a entrevista.
Para que possa viver o sonho, ao lado da companheira Carrie Laurence, a camisa 10 do Brasil deverá fazer uma pausa na carreira após cumprir o contrato com o Orlando Pride. O vínculo com o time do Estados Unidos é válido até a próxima temporada.
Antes disso, irá encerrar uma etapa da carreira. Nesta edição, irá encerrar sua história com a Copa do Mundo. O Mundial da Austrália e Nova Zelândia será o último com a camisa da Seleção Brasileira dentro das quatro linhas.