Como o 20 de Setembro caiu em uma sexta-feira, muita gente vai fazer feriadão neste fim de semana. Se você não for viajar, minha dica é ir ao cinema: há pelo menos nove filmes imperdíveis em Porto Alegre.
A lista inclui épico dinamarquês, aventura de super-herói, terror badalado, animação campeã de bilheteria e um triângulo erótico ambientado no Ceará.
A ordem é puramente alfabética. Clique nos links se quiser saber mais. Vale lembrar que, nas salas GNC, titular do Clube do Assinante e acompanhante têm 50% de desconto no ingresso.
1) O Bastardo (2023)
De Nikolaj Arcel. Semifinalista do Oscar 2024 de melhor filme internacional, traz Mads Mikkelsen no papel do capitão Ludvig Kahlen, obstinado em cultivar uma vasta terra inóspita na Dinamarca do século 18 para dar início à colonização. (Espaço Bourbon Country e Sala Eduardo Hirtz)
2) Batman (2022)
De Matt Reeves. Para celebrar o Batman Day, uma data marqueteira da DC Comics que neste ano será em 21 de setembro, voltaram aos cinemas dois filmes do Homem-Morcego. Um é o Batman de 1989, dirigido por Tim Burton, que envelheceu mal. O outro é esta joia que transita entre o terror, o noir dos anos 1940, o filme de serial killer (em especial Seven e Zodíaco, ambos de David Fincher), o thriller político e até a dinâmica das duplas formadas por policiais de estilos divergentes. (Cineflix Total e Cinemark Barra)
3) Deadpool & Wolverine (2024)
De Shawn Levy. Se você ainda não viu o filme que já arrecadou mais de US$ 1,3 bilhão. nas bilheterias, é porque não curte o herói deformado, desbocado e debochado vivido por Ryan Reynolds nem o Universo Cinematográfico Marvel. Mas não gosta nem do Hugh Jackman na pele do mutante invocado com garras retráteis? (Cinemark Ipiranga, Cinépolis João Pessoa e GNC Praia de Belas)
4) Divertida Mente 2 (2024)
De Kelsey Mann. Não foi por acaso que se tornou o campeão de bilheteria de 2024 e a animação recordista em arrecadação, com US$ 1,68 bilhão. (Espaço Bourbon Country)
5) Longlegs (2024)
De Osgood Perkins. Está longe de ser o melhor terror do ano, mas o clima sinistro e o personagem de Nicolas Cage valem muito a ida ao cinema. (Cineflix Total, Cinemark Barra, Cinemark Wallig, Cinépolis João Pessoa, Espaço Bourbon Country, GNC Iguatemi e GNC Praia de Belas)
6) Motel Destino (2024)
De Karim Aïnouz. Este triângulo erótico que leva o noir americano para o litoral cearense é um dos seis semifinalistas na escolha do Brasil para a disputa de uma vaga no Oscar 2025 de melhor filme internacional. A Academia Brasileira de Cinema divulga na segunda-feira (23) o eleito. (Sala Eduardo Hirtz)
7) Não Fale o Mal (2024)
De James Watkins. Este aqui eu indico especialmente para quem não viu o filme original, o dinamarquês de 2022 conhecido como Speak No Evil. E faço o alerta: evite o trailer, que revela demais sobre o desenvolvimento da trama em que uma família vira refém da civilidade. (Cineflix Total, Cinemark Barra, Cinemark Ipiranga, Cinemark Wallig, Cinépolis João Pessoa, Espaço Bourbon Country, GNC Iguatemi e GNC Praia de Belas)
8) Prisão nos Andes (2023)
De Felipe Carmona. Parece absurda, mas a trama deste filme chileno é baseado em uma história real: militares participantes do golpe que derrubou o presidente socialista Salvador Allende, em 1973, mentores de atentados a políticos, comandantes da polícia secreta de Pinochet e agentes dos órgãos de repressão, tortura e outras violações dos direitos humanos viviam em um presídio de luxo, onde os guardas pareciam ser seus empregados. (CineBancários e Espaço Bourbon Country)
9) A Substância (2024)
De Coralie Fargeat. CNão espere estrear em um streaming: corra para ver um dos grandes filmes do ano! A diretora francesa explora todos os recursos do cinema e todas as possibilidades do terror nesta história sobre nossa obsessão pela beleza e pela juventude. Demi Moore e Margaret Qualley estão simplesmente sensacionais. (Cinemark Barra, Espaço Bourbon Country e GNC Moinhos)
É assinante mas ainda não recebe a minha carta semanal exclusiva? Clique AQUI e se inscreva na minha newsletter.
Já conhece o canal da coluna no WhatsApp? Clique aqui: gzh.rs/CanalTiciano