Não durou um ano a aventura do Cine Grand Café, que foi inaugurado no dia 24 de novembro de 2021. Nesta terça-feira (9), o sucessor do saudoso Guion Center, no Shopping Nova Olaria, em Porto Alegre, anunciou a data de encerramento das suas atividades: 28 de agosto (leia o comunicado mais abaixo). A ênfase está em encerramento — não será uma mera interrupção, como estava previsto originalmente, já que o Nova Olaria fechará para reformas que incluem a construção, nos terrenos contíguos, de um complexo residencial de 18 andares com 476 apartamentos. Na reabertura do centro comercial, prevista para o segundo semestre de 2024 ou para 2025, o cinema deverá ter outro nome e outro operador, com novos equipamentos de projeção e novas poltronas.
O Cine Grand Café era um empreendimento de Marcelo Tiburi, médico mestre em Gastroenterologia, doutor em Cirurgia e diretor do Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (iPGS) — e irmão da filósofa Marcia Tiburi. Ele escolhera esse nome para lembrar os primórdios da arte cinematográfica. Situado em Paris, perto da Place de l'Opéra, o Grand Café foi o local daquela que é considerada a primeira exibição pública de cinema. No Salon Indien, os irmãos franceses Auguste e Louis Jean Lumière projetaram 10 filmes, cada um com de três a quatro minutos de duração, no dia 28 de dezembro de 1895.
Nos quase nove meses de existência, o Cine Grand Café, como a grande maioria das salas, precisou enfrentar a retração do público, motivada, entre outros fatores, pelos temores relacionados à pandemia de coronavírus — que, por sua vez, acelerou uma mudança de comportamento, empurrando frequentadores assíduos para as plataformas de streaming, que, por sua vez, se mostram mais atrativas do ponto de vista econômico (basta comparar o preço médio de um único ingresso em sessões de fim de semana ao das assinaturas). Um complicador era o próprio estado do Nova Olaria, cada vez mais esvaziado por causa da reforma — depois da mudança da livraria Bamboletras, que na virada de junho para julho passou a ocupar o lugar onde havia uma pequena igreja, na Avenida Venâncio Aires, o Cine Grand Café era a última operação remanescente no centro comercial.
Para tentar conquistar espectadores, o Cine Grand Café ofereceu o cardápio de um bistrô, promoveu pré-estreias (o caso mais recente foi de A Teoria dos Vidros Quebrados) e abrigou sessões de autógrafos de livros e exposições artísticas. Na programação cinematográfica, procurou mesclar títulos do chamado circuito de arte (como Tre Piani, de Nanni Moretti, e a comédia dramática franco-egípcia O Truque da Galinha) com produções hollywoodianas, a exemplo de Casa Gucci, Top Gun: Maverick e Elvis. Nesses casos, pesou bastante a concorrência com os cinemas de shopping, uma vez que filmes como Maverick e a cinebiografia de Elvis Presley pedem a tela grande.
Melhor sucesso o Cine Grand Café teve quando seguiu uma linha mais próxima daquela praticada pelo Guion, abrigando festivais como o Fantaspoa (Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre) e o Varilux (dedicado ao cinema francês contemporâneo). Há relatos de que sessões dessas duas mostras registraram um bom número de ingressos vendidos.
O comunicado emitido nesta terça termina informando que, "em breve, o Cine Grand Café apresentará o seu calendário de eventos para o encerramento. A programação dos filmes em cartaz pode ser vista no site cinegrandcafe.com.br".
A íntegra do comunicado
Cine Grand Café marca data de encerramento de atividades
Sucessor do Cine Guion no Shopping Nova Olaria, o Cine Grand Café, que abriu em 2021 como cinema e espaço multicultural (além das salas de projeção, conta com espaço gastronômico, galeria de arte e lounge) terá suas últimas exibições no domingo 28 de agosto, quando encerrará suas atividades, marcando o fim desse ciclo.
Neste período, além de enfrentar variantes da Covid 19 e um dos verões mais quentes da história de Porto Alegre, hospedou festivais como o Fantaspoa e o Varilux, pré-estréias dos filmes como Dois Tempos, Uma Vez em Veneza, Em Busca de Liz e A Teoria dos Vidros Quebrados, entre outros, mantendo a chama do cinema de arte, e abriu a programação tradicional para filmes como Casa Gucci, Maverick e Elvis, que ainda está em cartaz. Também foi o palco de lançamento e sessões de autógrafos de inúmeras obras literárias, principalmente de autores locais.
Como é de conhecimento público, o Nova Olaria, protegido pelo patrimônio histórico, fechará para reformas e serão construídas nos terrenos contíguos três torres residenciais. O Cine Grand Café é a última operação remanescente no lugar.
Os empreendedores manifestaram a disposição de manter o espaço ocupado atualmente pelo Cine Grand Café como complexo cinematográfico, que deverá ser reinaugurado após a reforma, com novas poltronas e equipamentos de projeção.
Em breve, o Cine Grand Café apresentará o seu calendário de eventos para o encerramento. A programação dos filmes em cartaz pode ser vista no site cinegrandcafe.com.br.