Existem atores que passam a vida inteira interpretando heróis, pessoas do bem, exemplos de superação etc.
Com esses papéis, conquistam não apenas o público, mas fortunas e prêmios como o Oscar.
Mas mesmo os mocinhos de Hollywood sonham em encarnar bandidos e vilões, nem que seja por uma única vez na carreira. A lista abaixo traz alguns exemplos marcantes.
Tom Hanks
Tom Hanks é o herdeiro espiritual de James Stewart, ator do clássico A Felicidade Não se Compra (1946). Costuma encarnar o homem comum, com quem praticamente todos os espectadores podem se conectar. Seus personagens, quase sem exceção, são decentes, gentis e generosos. Em Estrada para Perdição (2002), filme do diretor Sam Mendes, Hanks fez seu papel mais soturno: o de um matador da máfia irlandesa na Chicago dos anos 1930. (Star+)
Tom Cruise
Protagonista da franquia Missão: Impossível (desde 1996) e de filmes como Top Gun (1986) e Minority Report (2002), Tom Cruise provou em Colateral (2004) que pode ser um vilão. E dos bons. Ou dos maus, melhor dizendo. No filme dirigido por Michael Mann, ele interpreta um assassino profissional que obriga um taxista, vivido por Jamie Foxx (indicado ao Oscar de ator coadjuvante), a fazer uma corrida com cinco paradas mortíferas. (Telecine, Amazon Prime Video, Apple TV, Google Play e YouTube)
Leonardo DiCaprio
Quem viu O Lobo de Wall Street (2013) sabe que nem sempre Leonardo DiCaprio faz papel de moços de bom coração, como o de Titanic (1997). Mas nada se compara a seu personagem em Django Livre (2012), de Quentin Tarantino. Trata-se de um fazendeiro racista e narcisista que força seus escravos a lutar até a morte, em um suposto esporte, e que também está envolvido com prostituição. (Netflix, Amazon Prime Video, Apple TV e Google Play)
Robin Williams
Robin Williams ficou famoso por personagens cômicos ou inspiradores, vide filmes como Uma Babá Quase Perfeita (1993) e Sociedade dos Poetas Mortos (1989).
Mas por duas vezes o ator morto em 2014 esteve do lado do mal. Curiosamente, os dois títulos foram lançados no mesmo ano, 2002. No policial Insônia, dirigido por Christopher Nolan, Williams contracenou com Al Pacino e Hilary Swank. No suspense Retratos de uma Obsessão, assinado por Mark Romanek, o ator interpretou o empregado cinquentão do quiosque de revelações instantâneas que se torna obcecado por uma família aparentemente feliz (Connie Nielsen e Michael Vartan). Infelizmente, os dois títulos não estão disponíveis no streaming.
Dwayne "The Rock" Johnson
Para fechar a lista, peguei o caso de um ator que fez o caminho inverso. Vindo do mundo da luta livre, Dwayne Johnson, o The Rock, teve como primeiro papel de destaque o vilão de O Retorno da Múmia (2001), o Escorpião Rei. Mas no ano seguinte o personagem ganhou status de herói e estrelou uma aventura solo, o primeiro de muitos filmes que aumentaram a popularidade do ex-lutador. (Telecine, Amazon Prime Video, Apple TV e Google Play)