Este sábado (11) marca os 20 anos do 11 de Setembro, dia dos atentados terroristas que destruíram o Pentágono, em Washington, e derrubaram o World Trade Center, em Nova York.
Em coluna publicada na quarta-feira (8), fiz uma lista com 11 filmes que abordam o ataque e as suas consequências.
Agora, a ideia é lembrar como as Torres Gêmeas apareceram no cinema antes da tragédia, com títulos (quase todos) disponíveis no streaming.
King Kong (1976)
Na primeira refilmagem do clássico de 1933 King Kong, assinada por John Guillermin e estrelada por Jessica Lange e Jeff Bridges em 1976, o palco da cena final deixou de ser o Empire State Building. Em seu lugar, entrou o World Trade Center, que havia sido inaugurado poucos anos antes, tornando-se, então, o edifício mais alto do mundo. (Indisponível no streaming, mas encontrável em DVD)
Trocando as Bolas (1983)
Há uma série de comédias dos anos 1980 que mostram o World Trade Center, como Os Caça-Fantasmas, Crocodilo Dundee e Trocando as Bolas. Neste último filme, dirigido por John Landis e protagonizado por Eddie Murphy e Dan Aykroyd, há uma frase referente ao mercado financeiro que passou a ser cortada das exibições depois do 11 de Setembro: "Neste prédio, é matar ou morrer". (Telecine)
Armageddon (1998)
No filme-catástrofe de Michael Bay estrelado por Bruce Willis, Liv Tyler e Ben Affleck, o WTC foi um dos marcos famosos atingidos por uma chuva de meteoros. As Torres Gêmeas aparecem três vezes durante o fenômeno astronômico, mas essas imagens foram cortadas da versão exibida na TV dos Estados Unidos em 2002. (Star+)
A.I.: Inteligência Artificial (2001)
Lançado nos cinemas pouco mais de dois meses antes do 11 de Setembro, A.I. faz uma espécie de homenagem prévia ao World Trade Center, ilustrando a sua perenidade na memória das pessoas. No filme de Steven Spielberg, as duas torres são mostradas de pé no ano de 2142, depois que o aquecimento global inundou muitas cidades, incluindo Nova York. Dois mil anos depois, elas permanecem de pé, embora cobertas de gelo, muito tempo depois que a humanidade deixou de existir. (Telecine, Google Play e YouTube)
O Equilibrista (2008)/A Travessia (2015)
Em 1974, apenas um ano depois da inauguração do WTC, o equilibrista francês Philippe Petit, então com 24 anos, estendeu um cabo de aço entre as torres gêmeas para fazer, de forma totalmente ilegal, a perigosíssima travessia.
O episódio foi reconstituído no documentário O Equilibrista, de James Marsh, que ganhou o Oscar da categoria, e no filme de aventura A Travessia, parceria do diretor Robert Zemeckis com o ator Joseph Gordon-Levitt. Os dois títulos são posteriores ao 11 de Setembro, portanto, também têm um caráter de nostalgia, funcionam como memoriais dos prédios derrubados em 2001. (O Equilibrista pode ser visto no Amazon Prime Video, e A Travessia está em cartaz na Netflix, no Google Play e no YouTube)