O que não falta é filme de Natal. E tem de todos os gêneros: comédia romântica, drama familiar, fantasia infantil, desenho animado e até história de terror.
Há títulos que se tornaram clássicos inesquecíveis, como A Felicidade Não se Compra (1946, disponível no Telecine), de Frank Capra, em que um candidato a anjo tem a missão de ajudar um homem (James Stewart) à beira do suicídio. Absolutamente inspirador, volta e meia é referenciado ou homenageado em obras como Um Homem de Família (2000), com Nicolas Cage e Téa Leoni.
Há títulos que viraram franquias, como Esqueceram de Mim, 30 anos completados recentemente, e revelaram talentos mirins — no caso, o ator Macaulay Culkin.
Mas há também muitos títulos que somem da memória feito o peru na ceia de Natal. Com o excesso de filmes, às vezes parece que estamos vendo a mesma história já contada anteriormente.
Dito isso, separei aqui cinco filmes natalinos que estão entre os meus preferidos e que também permitem um passeio por gêneros distintos. Todos estão disponíveis em alguma plataforma de streaming.
Tudo Bem no Natal que Vem (2020)
O filme com o Leandro Hassum mal chegou e já entrou na lista. Eu confesso que tinha um pé atrás em relação ao comediante, mas Tudo Bem no Natal que Vem foi uma grata surpresa — conta pontos, também, o fato de ter conquistado as crianças aqui de casa: a Helena e a Aurora já assistiram quatro vezes!
Sob a direção de Roberto Santucci, seu parceiro na franquia Até que a Sorte nos Separe, Hassum faz um pai de família não muito chegado no Natal, porque ninguém dá bola para o aniversário dele — afinal, tem um aniversariante mais importante — e porque a festa reúne em sua casa toda a parentada, o que inclui um tio que briga e leva embora o peru e um cunhado que vive pedindo dinheiro emprestado para negócios condenados ao fracasso. Daí, em um acidente, ele fica com uma amnésia seletiva: acorda sempre no Natal e esquece tudo o que aconteceu ao longo do ano. A situação rende muita confusão, saias justas e boas piadas, mas também vai nos fazer trocar o riso pelo choro. Disponível na Netflix.
Simplesmente Amor (2003)
A estreia do roteirista Richard Curtis como diretor é outro filme em que as risadas e as lágrimas podem dividir o mesmo rosto. Simplesmente Amor acompanha uma série de histórias às vésperas do Natal. Em uma delas, o primeiro-ministro inglês se apaixona por uma funcionária. Em outra, o padrinho de casamento é apaixonado pela noiva do melhor amigo. E há um casal que pode se formar nos bastidores de um filme pornô (é bom avisar para caso vocês queiram ver com as crianças). O elenco é ótimo: tem Hugh Grant, tem Keira Knightley, tem Rodrigo Santoro, tem Emma Thompson, tem Bill Nighy como um impagável roqueiro cinquentão e tem até o xerife Rick da série The Walking Dead. Disponível em Amazon Prime Video, Google Play e YouTube.
O Estranho Mundo de Jack (1993)
Natal sem desenho animado não é Natal. Mas em vez de indicar os mais fofinhos, que tal o quase assustador O Estranho Mundo de Jack? Na trama dirigida por Henry Selick — a partir de uma história de Tim Burton —, Jack, o Rei das Abóboras, cansado de fazer o Dia das Bruxas, resolve sequestrar o Papai Noel para comemorar o Natal na Cidade do Halloween. Disponível no Disney+.
Feliz Natal (2005)
Natal também pode ter filme de guerra. É o caso de Feliz Natal, que concorreu ao Oscar de melhor filme internacional e é inspirado em uma história real da Primeira Guerra Mundial: em meio aos combates de soldados franceses e britânicos contra os alemães, um inusitado cessar-fogo permite que inimigos celebrem juntos a noite especial. Dirigido por Christian Carion, o longa francês tem no elenco Daniel Brühl, Diane Kruger, Guillaume Canet e Gary Lewis. Disponível no Google Play e no YouTube.
Duro de Matar (1988)
Por fim, vamos chutar o balde e trocar o panetone pela pancadaria: dirigido por John McTiernan, Duro de Matar é o clássico filme de ação natalino. Bruce Willis faz um policial de Nova York que só queria passar o Natal com a esposa em Los Angeles, na festa da empresa onde ela trabalha, mas um grupo de terroristas alemães, liderado pelo personagem do sensacional Alan Rickman, invade o local. Disponível em Telecine, Google Play e YouTube.