Os Farofeiros (2018), que a RBS TV exibe na noite desta quarta-feira (23), após a novela A Força do Querer, traz a assinatura de um encantador de multidões. Roberto Santucci, um carioca que completa 53 anos no dia 28, já foi apontado como "Midas do cinema brasileiro", graças a franquias cômicas como De Pernas pro Ar, Até que a Sorte nos Separe e O Candidato Honesto.
Seu tipo de humor, assumidamente pastelão, com piadas sobre ricos e pobres e com algum teor sexual (vale lembrar que a protagonista de De Pernas pro Ar é uma dona de sex shop), nem sempre bate com o meu, mas acerta com o de muita gente. Muita gente.
Santucci não chega a ser um J.B. Tanko ou um Adriano Stuart, que, no comando das aventuras cinematográficas d'Os Trapalhões, somam 11 títulos entre os 30 mais vistos da produção nacional. Mas seu currículo é realmente invejável: dos 17 longas-metragens que já dirigiu, nove ultrapassaram a marca do um milhão de espectadores. O campeão é De Pernas pro Ar 2 (2012), com 4,8 milhões, 18º colocado no ranking geral. Até que a Sorte nos Separe 2, de 2013, atraiu 3,9 milhões. Juntos, esses nove filmes venderam 28,5 milhões de ingressos! Média de 3,1 milhões por lançamento. Só para efeito de comparação, Bacurau, uma das obras mais faladas de 2019, fez um público de 740 mil.
Cartaz da faixa Cinema Especial na RBS TV, às 21h50min, Os Farofeiros fechou 2018 no ranking das 20 maiores audiências no Brasil. Ocupou a 17ª posição, à frente de Missão: Impossível – Efeito Fallout, Fala Sério, Mãe! e Bohemian Rhapsody. Foi visto por 2,6 milhões de pessoas. Muitas correram ao cinema por causa da televisão: o casal que aparece em destaque no centro do pôster é formado por Maurício Manfrini, o personagem Paulinho Gogó dos programas humorísticos Escolinha do Professor Raimundo e A Praça É Nossa, e Cacau Protásio, a empregada Zezé da novela Avenida Brasil e a fogosa Tereza do seriado Vai que Cola. Também estão no elenco a atriz Danielle Winits, o ator Antônio Fragoso (da série global Zorra) e a modelo Aline Riscado.
A trama é tipo Férias Frustradas, célebre comédia americana. Quatro colegas de trabalho e suas famílias suburbanas se programam para curtir o feriado prolongado de Ano-Novo em uma casa de praia na charmosa Búzios, mas descobrem que entraram numa roubada. O destino é a fictícia Maringuaba, a residência alugada está caindo aos pedaços, não há sossego à beira-mar, os mosquitos não param de atacar, dá briga no jogo de cartas... É perrengue em cima de perrengue.