Para muitas pessoas, o Natal não está completo sem que algumas tradições sejam seguidas. Além da troca de presentes, das árvores decorados e da ceia em família, há também os apaixonados por filmes natalinos. Um dos clássicos que reúne gerações em frente à televisão é A Felicidade Não Se Compra (1947), de Frank Capra, considerado pela American Film Institute o longa mais inspirador de todos os tempos.
A produção, em preto e branco, apresenta a história de George Bailey, papel imortalizado por James Stewart. Sujeito bondoso, altruísta e exemplar pai de família, Bailey perde o emprego na véspera do Natal. Desesperado, pensa em se matar. Mas entra em cena seu anjo da guarda, que lhe faz vislumbrar o quanto ele faria falta na vida de todos aqueles que lhe querem bem em sua pequena cidade.
Além do clima natalino na própria trama, o filme nasceu de um presente de Natal. Isto porque Philip Van Doren Stern, autor do conto original no qual o longa é baseado (The Greatest Gift), após falhar diversas vezes em publicar a história, fez 200 cópias do livro e enviou para seus amigos e família como um presente.
Um dos originais acabou chegando nas mãos do produtor da RKO Studios David Hempstead, que recomendou o projeto para vários diretores. Após ser vendida algumas vezes, Capra descobriu a história e, finalmente, a colocou na tela dos cinemas.
A princípio criticado por especialistas (o The New York Times afirmou que o excesso de sentimentalismo estragava a obra) e ignorado pelo público, com uma bilheteria de pouco mais de 3 milhões de dólares, que mal pagou o valor da produção e significou a falência do estúdio Liberty Films, o longa foi reconhecido pela Academia e indicado a cinco Oscar: melhor filme, diretor (Frank Capra), ator (James Stewart), mixagem de som e melhor montagem.
A partir de 1974, contudo, quase trinta anos após o lançamento, devido a um lapso dos estúdios detentores dos direitos do filme, a produção se tornou "royalty-free", ou seja, qualquer emissora passou a poder exibi-lo sem pagar qualquer valor. Assim, até 1994, quando os direitos de exibição voltaram a valer, ele foi exibido frequentemente na televisão e tornou-se um clássico de final de ano.
Confira o trailer de A Felicidade Não Se Compra
Nesta véspera de Natal (24/12), o Telecine Cult exibe A Felicidade Não Se Compra a partir das 17h25min.