O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Cezar Schirmer reassumiu como secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos nesta sexta-feira (6), função na qual atuou durante quase todo o primeiro mandato de Sebastião Melo na prefeitura de Porto Alegre. Schirmer, que é vereador titular, havia retornado à Câmara Municipal em 13 de novembro, após o afastamento de Pablo Melo (primeiro suplente do MDB) das funções públicas.
O secretário permanece na função até o final de 2024, mas não deve sair da gestão no ano que vem. Na quinta-feira (5), em entrevista ao Gaúcha Atualidade, Melo confirmou que Schirmer estará no primeiro escalão do seu segundo mandato.
Na próxima semana, o "novo velho" secretário irá à Brasília para dar sequência a processos em que pleiteava recursos para a reconstrução de Porto Alegre. Além de buscar empréstimos internacionais para a Capital, Schirmer deve acompanhar no Senado a votação da liberação de verbas para o projeto de revitalização do 4º Distrito e do Centro Histórico de Porto Alegre.
Com a saída de Schirmer do Legislativo, e com o primeiro suplente impedido de assumir a função, a cadeira será ocupada até o final do ano por Camila Nunes (hoje no PL, mas eleita pelo MDB), filha do deputado Bibo Nunes (PL). Em janeiro, Camila deve assumir como secretária da Mulher e da Família em Canoas.
Camila foi informada pela coluna sobre o retorno de Schirmer. Ela não tinha sido informada nem pela Câmara, nem pelo Tribunal Regional Eleitoral, de que assumirá a cadeira.