O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Morreu aos 65 anos o prefeito eleito de Arroio dos Ratos, Jaury Gonzales (PP), nesta quinta-feira (5). Gonzales estava internado no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, e se recuperava de uma cirurgia em tumor no cérebro.
Arquiteto e empresário, Gonzales tinha 65 anos e tem no currículo um mandato como vereador, entre 1989 e 1992, e um como prefeito da cidade, entre 1993 e 1996. Ficou fora da política por 30 anos para dedicar-se à iniciativa privada. Ele deixa a esposa, Eliane, o filho Pedro e a filha Manoela.
Em setembro, durante a campanha eleitoral, Gonzales teve um mal-estar e foi levado ao Hospital Cristo Redentor, onde a família informou se tratar de um AVC. De lá, o empresário foi transferido para o Ernesto Dornelles e ficou internado em tratamento. Ele estava no hospital quando ficou sabendo da sua vitória na eleição, em 6 de outubro.
Há cerca de 15 dias, começou a ter tonturas e voltou ao hospital, onde ficou confirmado o tumor e foi submetido a uma cirurgia no cérebro. O quadro se agravou após a cirurgia e Gonzales morreu nesta quinta.
A despedida será na Sociedade Última Hora, a partir das 23h desta quinta-feira, para familiares e amigos. A cerimônia fúnebre está marcada para 1h. O encerramento e homenagem com cortejo, será às 16h de sexta-feira (6).
Com a morte do prefeito eleito, quem irá assumir a prefeitura de Arroio dos Ratos a partir de 2025 é o vice eleito, Renato Feiten (MDB). A diplomação está marcada para 18 de dezembro.
Prefeito eleito de São Jerônimo, Júlio César Cunha, o Julião (PSDB), era amigo próximo de Gonzales, a quem chama carinhosamente de "menino". Mesmo que Jaury Gonzales tivesse 65 anos, Julião o descreveu como um jovem ativo.
— Fazia crossfit, corria, estava muito feliz com a vitória. Um jovem que tinha muito para dar. Não tem cabimento uma coisa dessas. Estamos completamente consternados por essa morte precoce. O menino ganhou a eleição com uma diferença bem forte (em relação ao segundo colocado) — lamenta Julião.
Gonzales recebeu 3.269 votos no primeiro e único turno da disputa eleitoral em Arroio dos Ratos, o que representa 41,8% dos votos válidos. Ele disputou com outros quatro postulantes, sendo que o segundo colocado, Professor Luciano Rocha (PSB), fez 1.736 (22,2%).