Mais do que um balanço de fim de ano, com os tradicionais slides mostrando o que foi feito, o governador Eduardo Leite foi protagonista de um show de mais de duas horas no Salão Negrinho do Pastoreio para destacar o melhor de cada área em 2023. Na plateia, formada por secretários, representantes dos Poderes e órgãos autônomos, jornalistas e servidores públicos, faltaram os convidados mais importantes do ponto de vista estratégico: os deputados estaduais. Compareceram os aliados Frederico Antunes (PP), líder do governo, Marcus Vinícius (PP), Delegado Zucco (Republicanos) e Dirceu Franciscon (União).
A ideia era mostrar o que se conseguiu fazer em todas as áreas, graças ao equilíbrio das contas públicas. Como vários secretários ressaltaram, sem dinheiro não há como garantir a adequada prestação de serviços públicos, recado para os deputados que, nos próximos dias, decidirão se aprovam o aumento da alíquota modal de ICMS de 17% para 19,5% ou se deixam para Leite decidir o será cortado, por decreto, em matéria de benefícios fiscais.
Nas próximas horas, Leite deve apresentar a minuta dos decretos com o corte de benefícios fiscais, única alternativa que vislumbra para compensar a perda de arrecadação no curto, no médio e no longo prazo com a reforma tributária.
Como um âncora experiente, Leite se movia pelo palco intercalando a leitura dos slides com a conversa direta com secretários de áreas estratégicas, como Saúde (Arita Bergmann), Educação (Raquel Teixeira), Transportes (Juvir Costella) e Segurança (Sandro Caron).
Para não ficar só na palavra dos integrantes do governo, convidados especiais fizeram uma "ponta" no espetáculo. Ou subindo ao palco, como fez o prefeito de Muçum, Mateus Trojan, ou falando do meio da plateia, como representante do cidadão sem cargos. Trojan falou sobre os estragos causados pela enchente do Taquari e a forma como o município tem sido ajudado pela Defesa Civil e por outras secretarias.
Animado, como sempre, Juvir Costella falou dos investimentos em estradas, com destaque para os acessos asfálticos. Para dar materialidade aos números, destacou que em Coqueiro Baixo já é possível lavar roupa e estendê-la na frente de casa porque o asfalto chegou, acabando com a poeira que atormentava os moradores. Do meio da plateia, uma mãe falou da dificuldade de uma criança ir para a escola quando não se tem asfalto. A filha, Helena, reforçou.
No último ato do show, Leite falou do que o governo vem fazendo em matéria de políticas de atendimento aos autistas. E chamou ao palco sua xará Eduarda Guerin, autista de grau 2, que emocionou os convidados com sua voz forte cantando o que poderia ser o hino das pessoas com deficiência. Ela também toca diferentes instrumentos, pinta e é ilustradora. Já na saída, Eduarda disse que gostaria de conhecer os cachorros do governador. Ele disse que na ala residencial tem um piano e que vai convidá-la para ir lá tocar e conhecer os cachorros.
É possível conhecer mais sobre a arte de Eduarda clicando neste link.