O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O presidente da Câmara Municipal, Hamilton Sossmeier (PTB), projeta para a próxima terça-feira (8) a instalação das duas CPIs para investigar as supostas irregularidades na Secretaria Municipal da Educação (Smed). Para que a previsão se cumpra, é preciso que os partidos indiquem os nomes dos vereadores que irão compor as duas comissões.
Até as 14h30min desta terça-feira (1º), as legendas haviam definido apenas os integrantes da comissão aberta a pedido da vereadora Mari Pimentel (Novo), em junho (confira os nomes abaixo).
A composição da CPI encabeçada pelo líder do governo, vereador Idenir Cecchim (MDB), ainda não está 100% fechada.
No caso de somente uma das CPIs ter a composição definida, será instalada aquela que já tiver os nomes indicados pelos partidos. Apesar de tratar do mesmo assunto, o funcionamento das comissões é independente e a conclusão pode ocorrer em prazos diferentes.
— Eu não acredito muito em CPI. Os dados já foram apurados, o GDI (Grupo de Investigação da RBS) já apurou o que tinha que apurar e o governo montou uma força-tarefa. Pode surtir algum efeito, mas pessoalmente tenho reserva em relação a CPIs — observa Sossmeier
Nesta terça-feira (1º), o secretário de Educação de Porto Alegre, José Paulo da Rosa, fez uma visita institucional a Sossmeier e colocou-se à disposição para esclarecer as providências tomadas pela prefeitura para solucionar os problemas apontados pelo GDI. O presidente da Câmara sugeriu ao secretário, então, que compareça ao plenário para responder aos questionamentos dos vereadores, o que deve ocorrer em setembro.
Antes disso, é provável que Rosa também seja chamado pelas CPIs para detalhar a situação encontrada na Smed quando assumiu o cargo, no final de junho, no lugar da ex-secretária Sônia da Rosa.
— Ele está se ambientando, visitando as escolas, e terá de falar como encontrou (a Smed) — diz Sossmeier.
Confira os nomes que irão compor a CPI aberta a pedido da vereadora Mari Pimentel:
- Bloco PCdoB-PSOL-PT (três vagas) - Roberto Robaina (PSOL), Jonas Reis (PT) e Biga Pereira (PCdoB)
- Bloco PL-Cidadania-PTB (duas vagas) - Psicóloga Tanise Sabino (PTB) e Mauro Pinheiro (PL)
- Bloco Pode-Republicanos (uma vaga) - José Freitas (Republicanos)
- PSDB - Moisés Barboza
- MDB - Idenir Cecchim
- PP - Comandante Nádia
- Novo - Mari Pimentel
- PSD - Cláudia Araújo
- Solidariedade - Claudio Janta