O prefeito Sebastião Melo anunciou, na tarde desta quarta-feira (28), a nomeação de José Paulo da Rosa como novo secretário municipal da Educação (Smed) de Porto Alegre. Rosa é gestor educacional e pós-doutor em Educação. Por 20 anos, ele foi diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) e do Serviço Social do Comércio (Sesc-RS). Melo fez o anúncio em rede social.
Ele assume a pasta no lugar da ex-secretária Sônia da Rosa, que deixou o cargo no dia 18 de junho, após uma série de reportagens do Grupo de Investigação da RBS (GDI) sobre livros, equipamentos tecnológicos e esportivos comprados pela prefeitura e que estão em desuso, empilhados em escolas e galpões precários.
Entre publicações didáticas e literárias, chromebooks (minicomputadores) e kits educacionais, a Smed gastou mais de R$ 100 milhões em 2022. Parte do material ficou acondicionada em galpões inadequados. No mesmo ano, a pasta fez 11 compras via adesão à ata de registro de preço. Esse mecanismo acelera o gasto público, já que a Smed pegou a chamada "carona" em licitações realizadas por outros entes públicos. Foram aplicados R$ 73,5 milhões nesta modalidade em 2022 para aquisições diversas, incluindo materiais que permaneceram em desuso e sob acondicionamento precário.
Durante à série de reportagens do GDI, Melo determinou a realização de uma auditoria especial na educação da Capital, sob comando da Secretaria Municipal de Transparência e Controle (SMTC). A inspeção foi determinada pelo prefeito em 7 de junho, com prazo de 60 dias para a conclusão dos trabalhos. Melo ainda determinou o fechamento de dois dos três galpões que eram usados para armazenar materiais novos que deveriam estar nas escolas. Um deles será esvaziado e devolvido ao proprietário, enquanto outro, de propriedade do município, deverá ser reformado.
Após a saída da ex-secretária Sônica, a Smed esteve sob o comando interino do vice-prefeito Ricardo Gomes. Melo anunciou que, a partir da próxima segunda-feira (3), o novo titular assume as funções da Educação integralmente.
"Hoje damos as boas-vindas ao novo secretário de Educação, José Paulo da Rosa. Trará sua ampla experiência no Sistema S para dar continuidade à transformação pedagógica que estamos construindo na rede municipal de ensino", escreveu Melo, em rede social.