Os governadores que integram o grupo de trabalho destinado a discutir a compensação das perdas com a redução do ICMS da gasolina e da energia elétrica foram chamados a Brasília para reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O governador Eduardo Leite integra o grupo e viajará para a reunião, na terça-feira (7), às 16h.
No encontro dos governadores com o presidente Lula, Leite foi um dos mais enfáticos na defesa de uma solução para o problema da perda de receita com a redução do ICMS, que o governo anterior prometeu compensar, mas não o fez.
O tucano disse que era importante discutir as obras federais prioritárias nos Estados, mas que antes seria necessário discutir a compensação das perdas, que no caso do Rio Grande do Sul são estimadas em R$ 5,7 bilhões.
Com a viagem, Leite transferiu para o dia 14 a entrega da mensagem anual à Assembleia Legislativa, que estava prevista para terça. A mudança de data foi comunicada ao presidente da Casa, Vilmar Zanchin, pelo líder do governo, Frederico Antunes. O documento irá mostrar a situação do Estado e projetar as ações da gestão para os meses seguintes.
Já o encontro do governador, do líder do governo e do chefe da Casa Civil, Artur Lemos, com os deputados líderes de bancadas que integram a base aliada na Assembleia será transferido para 14 ou 15 de fevereiro.