O jornalista Carlos Rollsing colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O prefeito Sebastião Melo, de Porto Alegre, confirmou na tarde desta quarta-feira (18) a saída de Gunter Axt da titularidade da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC). A troca ocorre em meio a outras mudanças que estão sendo feitas nos primeiro e segundo escalão do governo, algumas delas para fazer um rearranjo de forças políticas.
Melo pretende entregar o comando da Cultura ao PSDB, trazendo o partido, até hoje independente, para dentro da base aliada. Melo e os tucanos têm uma reunião ainda nesta quarta-feira, ocasião em que a oferta da Cultura deverá ser oficializada. No PSDB, o nome favorito para receber a indicação é o de Henry Ventura, que é quadro do partido, suplente de vereador e já atua dentro da secretaria.
Axt é historiador e tem reconhecida bagagem acadêmica e erudita. Estava residindo em Florianópolis antes de assumir a Cultura, em janeiro de 2020. Em uma carta de agradecimento, Melo citou realizações da gestão, como a implementação do auxílio emergencial Giba Giba para mais de 4,5 mil trabalhadores do setor cultural que sofreram perdas na pandemia. Um dos marcos da gestão de Axt foi o sucesso da Noite dos Museus, na edição de 2022, que lotou o Centro Histórico de Porto Alegre.
Por outro lado, houve problemas recentes na execução do Prêmio Açorianos. A comissão julgadora não assistiu peças de teatro que acabaram desclassificadas e, na categoria música, gerou polêmica a indicação de um artista falecido em 2018, que concorria com obra lançada originalmente em 1982.
Confira a íntegra da carta de agradecimento de Sebastião Melo
Caro amigo Gunter,
A vida pública impõe grandes desafios, tomada de decisão e abnegada dedicação pelo bem coletivo. Teres aceitado a missão de liderar a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) e dividir com a cidade a rica trajetória de conhecimento e respeito no meio conquistados como historiador reforça teus grandes valores que se traduziram em disposição de contribuir com Porto Alegre como gestor e cidadão.
Mesmo em um cenário ainda impactado pelos desdobramentos da pandemia e com recursos limitados, sob a tua gestão as políticas públicas avançaram com entregas simbólicas e estruturação de projetos que ainda trarão importantes transformações. A implementação do auxílio emergencial Giba Giba para mais de 4,5 mil trabalhadores e a oferta de cestas básicas aos profissionais da cultura foram medidas concretas de apoio durante a crise.
Momento que felizmente juntos superamos com a retomada das atividades e de grandes eventos como Acampamento Farroupilha, Dia Nacional do Samba, Carnaval, Blocos de rua, Descida da Borges, Noite dos Museus, Feira do Livro, Baile da Cidade e a extensa programação dos 250 anos. Para além dessa agenda, foram R$ 9 milhões em editais de fomento, entregamos aos cidadãos uma Praça da Matriz recuperada no aniversário da cidade, somando avanços na elaboração dos inventários do patrimônio histórico e na recuperação de espaços e monumentos icônicos como o Sítio do Laçador. E ainda deu-se início ao projeto de implantação do Museu de Arte de Porto Alegre no Paço Municipal.
Um trabalho que deixa marcas e entregas para a evolução da cultura e exaltação da história da nossa capital gaúcha. Fica o meu agradecimento por todo o esforço empenhado nos dois anos de parceria e pela grandeza neste momento de transição.
Saúde e paz,
Sebastião Melo
Prefeito de Porto Alegre