Com a justificativa de que precisa se dedicar à transição e montar a equipe, o prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo, decidiu renunciar ao mandato de deputado estadual. Com isso, o primeiro suplente do MDB, Carlos Búrigo, que hoje ocupa a vaga de Juvir Costella, secretário dos Transportes, vira titular.
A segunda suplente, Patrícia Bazotti Alba, que a partir de janeiro ocupará a vaga de Fábio Branco, eleito prefeito de Rio Grande, assumirá a cadeira de Costella nesta quarta-feira (9). Branco não pretende antecipar a saída.
A partir de janeiro, a terceira suplente, Nádia Gerhard, será chamada para assumir o mandato em caráter provisório. Como trocou o MDB pelo DEM e foi reeleita vereadora, o mais provável é que Nádia desista de assumir na Assembleia, para não perder o mandato. O quarto suplente, Beto Fantinel, já avisou que reivindicará a cadeira, alegando infidelidade partidária por parte de Nádia.
Com a renúncia, Melo se livra da votação do polêmico projeto de prorrogação das alíquotas majoradas de ICMS, prevista para o próximo dia 15. A sucessora ainda não definiu seu voto.
— Eu estou tendo acesso à integra do projeto agora. Vou me inteirar, avaliar, conversar com a bancada e, após, me posicionar — disse Patrícia à coluna.
A futura deputada, que é primeira-dama de Gravataí e presidente do MDB Mulher RS, adiantou que vai exercer o mandato “com independência em relação ao governo, mas com responsabilidade com o Estado”.
Branco, que a partir de 1º de janeiro terá se gerir a escassez de recursos na prefeitura de Rio Grande, também não adiantou como votará no projeto do ICMS. Disse que o tema ainda está sendo discutido na bancada do MDB.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.