O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço
A Virtueyes, empresa de Novo Hamburgo, especialista no fornecimento de soluções de IoT, acaba de firmar uma parceria com a aceleradora de startups CYKLO, uma das maiores aceleradoras agritechs do Brasil, com sede em Luís Eduardo Magalhães (BA).
De acordo com a empresa, o novo acordo permitirá que a Virtueyes amplie sua presença no setor agrícola, atuando para impulsionar a transformação digital do agronegócio nacional, trazendo soluções inovadoras para o setor.
— Ao unir forças com a CYKLO, estamos fortalecendo nosso compromisso de investir e apoiar o ecossistema de inovação, proporcionando acesso aos recursos, conhecimentos e redes necessárias para acelerar seu crescimento — destaca Taize Wessner, CEO da Virtueyes.
A nova parceria vai permitir que as startups tenham acesso às soluções IoT e a todo o conhecimento e expertise do Grupo Virtueyes, para acelerar o seu crescimento, principalmente no desenvolvimento de tecnologias, como sensores de monitoramento de culturas, telemetria, soluções de rastreamento de rebanhos, controle inteligente de irrigação, monitoramento de solo e clima, entre outras.
— O agro é um dos principais mercados do Brasil e tem grande participação no crescimento econômico brasileiro. Ele é e será cada vez mais responsável pelo desenvolvimento futuro do país — reforça Taize.
A Virtueyes tem hoje cerca de 70 colaboradores, estando presente em 25 municípios do país e em alguns países da América Latina, por meio de seus mais de 1,5 mil clientes. A empresa oferece soluções de IoT em diversas verticais de negócios, como agronegócio, utilities, transporte, segurança, cidades inteligentes e indústria 4.0.
Para o agronegócio, a empresa criou uma solução chamada Fazenda Conectada, provendo toda a infraestrutura necessária para levar conectividade e um ecossistema de aplicações IoT às operações no campo. Com uma rede celular 4G instalada na propriedade, é possível elevar os índices de produtividade do negócio, conectando todos os equipamentos agrícolas e maquinários, monitorando em tempo real todos os ativos da fazenda, aprimorando assim a gestão do campo e potencializando redução de custos operacionais.
* Colaborou Mathias Boni