Criada em novembro passado em Entre Ijuís, noroeste do Estado, com investimento de R$ 5 milhões, a startup ByAgro apresenta na Expointer uma solução tecnológica que permite aos produtores rurais monitorar e comandar a distância os pivôs de irrigação.
Com um detalhe inédito: sua ferramenta possibilita automatizar todas as marcas, o que evita que uma fazenda com, por exemplo, pivôs de quatro marcas diferentes precise administrar quatro sistemas. A proposta da startup é unificar todo o controle em uma plataforma só - e com rede própria de comunicação.
Com essa proposta, a startup facilita a adoção de uma das principais estratégias de combate a estiagem, um problema recorrente no Estado que, como a coluna não cansa de afirmar, precisa deixar de ser chuva-dependente. Com base em Embrapa, a irrigação por pivôs é a técnica de irrigação mais usada no Brasil, com cerca de 1,6 milhão de hectares cobertos pelo sistema, o que significa cerca de 40 mil pivôs.
— Escutando os produtores e as empresas do agronegócio, notamos a dificuldade de monitoramento remoto dessas estruturas, pois geralmente as propriedades não estão nas áreas de cobertura de redes móveis — relata Leonardo Teixeira, sócio da empresa.
Para solucionar o problema, a ByAgro criou uma rede de comunicação na propriedade. A ferramenta automatiza todas as ações, incluído o programa de ciclos de irrigação, para evitar que a mesma área seja irrigada duas vezes. Também ajuda a monitorar a umidade do solo, registrando de forma automática as ações de irrigação e o volume de chuva. Além da economia de tempo, mão de obra e combustível, ajuda o produtor rural a evitar desperdício.
— O foco principal são os pivôs de irrigação, mas podemos incluir monitoramento de motores, veículos, estações meteorológicas, sensores de umidade do solo, pluviômetro. Desenvolvemos um aplicativo mobile e um kit eletrônico instalado no pivô. Com isso, assumimos o controle da operação a partir do aplicativo, e conseguimos fazer o monitoramento da propriedade — complementa Leonardo.
Outra tecnologia trazida pela empresa na Expointer é a suplementação luminosa, solução tecnológica que analisa o processo de iluminação durante todo o ciclo de desenvolvimento da planta, aplicando a luz na medida correta e aumentando a produtividade para o agricultor.
* Colaborou Mathias Boni