A coluna prometeu e agora cumpre: a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou nesta quarta-feira (16) os dados sobre a qualidade do serviço de todas as distribuidoras do Brasil.
A CEEE, agora sob gestão da Equatorial, continua onde estava no ano anterior: em último lugar entre as 29 grandes concessionárias. A outra empresa desse porte que atua no Estado, a RGE, ficou em 17º lugar, um degrau acima do ranking de 2020.
Como a companhia de capital aberto assumiu a ex-estatal em julho do ano passado, é responsável por menos da metade do mau resultado. Além disso, cinco meses de gestão é um prazo muito curto para obter mudanças drásticas de posição no ranking.
Mas feitas essas observações, há sinais para se preocupar. Houve piora na qualidade de duas concessionárias sob o guarda-chuva da controladora da CEEE: a Equatorial Pará, que em 2020 estava em segundo lugar na lista, caiu para sétimo. E a Equatorial Maranhão, que era a oitava melhor, virou a segunda pior, em 28º lugar, só superada pela própria CEEE em qualidade de serviço.
O retrocesso da divisão maranhense da Equatorial foi o maior do ranking, conforme a Aneel. A Celesc, que também caiu, recuou "apenas" (comparativamente) nove posições. Mas ao contrário do que pode parecer, não houve piora dos resultados como um todo, mesmo em ano dominado por medo de racionamento e até de "apaguinhos": conforme a Aneel, na média foi o segundo melhor desempenho da série histórica. A "nota" da RGE, por exemplo, melhorou, de 0,82 para 0,81 (quanto menor o número, que indica problemas, melhor a qualidade do serviço).
Conforme os dados da Aneel, os brasileiros ficaram em média 10,84 horas sem luz em 2021, resultado de 5,98 cortes. O valor das compensações de continuidade pagas diretamente aos consumidores aumentou de R$ 634 milhões em 2020, para R$ 718 milhões no ano passado.
O que o indicador da Aneel mede é o chamado Desempenho Global de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação da duração (DEC) e da frequência (FEC) dos cortes no fornecimento de energia. É exatamente o que vem exasperando os clientes da CEEE Equatorial neste início de 2022: muitas interrupções e demora no restabelecimento. Conforme a agência, esse ranking é elaborado exatamente como uma "incentivo para que as concessionárias busquem a melhoria contínua da qualidade do serviço".
O ranking de continuidade de 2021
O ranking de 2020, para comparar