O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna ainda enfrentava o bombardeio de cobranças sobre o preços dos combustíveis, na Câmara dos Deputados, quando o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, contribuiu para elevar a temperatura do debate em outro fórum.
— A parte de passar esse preço de commodities para o preço interno no Brasil, o mecanismo é um pouco mais rápido, lembrando que a Petrobras, por exemplo, passa preços muito mais rápido do que a grande parte dos outros países. A gente tem olhado isso também — disse Campos Neto no MacroDay 2021, do BTG Pactual.
Campos Neto falava sobre como pretende domar a inflação, a uma semana da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Discorria sobre as influências na formação desses preços quando citou a a gasolina, que têm pressionado a inflação, sofrem com a alta do dólar.
Associada à frase do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, sobre a Petrobras ter de ser "lembrada" de que os brasileiros são seus acionistas, a parte final da declaração de Campos Neto amplia a interrogação sobre o futuro da política de paridade de preços de importação (PPI). Ao afirmar que "tem olhado isso", sugere a possibilidade de uma consequência dessa "olhada".
Além da inesperada crítica sobre a política de preços da Petrobras, Campos Neto tentou frear as expectativas de alta mais acentuada no juro na próxima quarta-feira (22). Desde o resultado acima do esperado no IPCA de agosto, pipocavam expectativas de alta de 1,25 ponto percentual no juro básico. No mês passado, os grandes vilões da inflação foram os combustíveis. Neste, será a conta de luz.
Apesar de ter sinalizado que o BC fará o que for preciso para controlar a inflação, Campos Neto procurou frear as especulações de alta em dose mais alta já na próxima reunião:
— Quando a gente fala 'whatever it takes' (o que for necessário),está querendo dizer o seguinte: a gente tem um instrumento na mão que vai ser usado da forma como precisa ser usado e entende que pode levar a Selic até onde precisar para uma convergência da meta no horizonte relevante. Mas a gente também gostaria de dizer que isso não significa que o BC vai reagir, vai ter alterações no plano de voo, a cada dado de alta frequência que sai.
O "dado de alta frequência", no caso, é divulgação do IPCA, pelo IBGE, duas vezes ao mês, uma do IPCA-15, a inflação oficial medida de metade do mês anterior até a metade do mês atual, e o IPCA cheio, o mesmo indicador do início ao fim do mês.
A política da Petrobras
Para reajustar o preço nas refinarias, a Petrobras adota um cálculo chamado Paridade de Preços de Importação, adotado em 2016, no governo Temer. A intenção é evitar que a estatal acumule prejuízo com por não repassar aumentos de produtos que compra do Exterior, tanto petróleo cru quanto derivados, como a gasolina. A fórmula inclui quatro elementos: variação internacional do barril do petróleo, cotação do dólar em reais, custos de transporte e uma margem definida pela companhia, que funciona como um seguro contra perdas.